Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Mogi das Cruzes terá novo Brasão de Armas e da Bandeira
28/08/2013 - 16:45:00

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, durante sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (28/08/2013), projeto de lei, de autoria do prefeito Marco Bertaiolli (PSD), que permite a alteração do Brasão de Armas e da Bandeira do Município de Mogi das Cruzes.

A mudança foi proposta após ter sido realizada uma consulta ao Conselho Estadual de Honrarias e Mérito do Estado de São Paulo, que sugeriu a alteração da coroa mural com a representação em prata de oito torres. Segundo o projeto, pela heráldica – ciência e arte de descrever os brasões de armas ou escudos -, a nova simbologia é a mais correta para identificar o Município.

O Brasão de Armas de Mogi das Cruzes foi instituído em 1º de julho de 1931 e idealizado pelo historiador Dr. Afonso Taunay e desenhado pelo artista J. Wasth Rodrigues. Agora, o brasão passará a ter um escudo com um gibão de armas flechado, assim como ocorre na estampa “Combate de Índios Botucudos com Soldados Milicianos de Mogi das Cruzes”, que será representado ao natural, em campo vermelho. Além disso, cinco escudos irão simbolizar uma série de fatos da história local e circunstâncias da vida mogiana antiga e moderna. Já no topo do desenho, haverá uma coroa mural em cor prata com oito torres, sendo cinco visíveis ostentando cinco portas abertas em preto, sendo este o símbolo de um município.

Os vereadores também aprovaram projeto de lei, de autoria do vereador Protássio Ribeiro Nogueira (PSD), que declara de utilidade pública municipal a “Comunidade Bíblica Elohim”, com sede na Avenida Alexandrina, na Vila Jóia.

Ainda durante a sessão, foi aprovado projeto de Decreto Legislativo, do vereador Carlos Evaristo da Silva (PSD), que irá homenagear com título de Cidadão Mogiano o Reverendo Rocco Digilio Filho, presidente estadual da Igreja do Evangelho Quadrangular. Já a empresa Nachi Brasil Ltda será homenageada com título de Honra ao Mérito, seguindo o projeto aprovado de autoria dos vereadores Rubens Benedito Fernandes (PR) e Pedro Hideki Komura (PSDB).

Os parlamentares aprovaram ainda projeto de Decreto Legislativo, do vereador Clodoaldo Aparecido de Moraes (PT), que altera a propositura que trata da comemoração ao Clube dos Desbravadores da Igreja Adventista do 7º Dia.

Com isso, o número dos indicados a serem homenageados passa a ser de, no máximo, 11 pessoas, ao invés dos sete que a propositura inicial previa.

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583