Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Secretário de Saúde fala sobre prevenção à Dengue na Câmara
07/11/2018 - 17:46:00

A sessão ordinária desta quarta-feira (07) foi suspensa para que o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, pudesse apresentar aos vereadores e ao Município as ações que estão sento tomadas pela Secretaria Municipal de Saúde para combater o mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue, Chikungunya e Zica.

O vereador Protássio Nogueira (PSD), parlamentar que solicitou a visita do secretário, apresentou dados que mostram que, até o mês de agosto deste ano, houve um aumento de 122% de casos de dengue no Estado de São Paulo, em relação ao mesmo período do ano anterior. “Gostaria que fosse esclarecido quais ações serão tomadas para que não tenhamos em nosso Município problemas alarmantes com a dengue”, pediu Nogueira.

O enfermeiro Hector Campos fez uma apresentação do plano de contingência da Secretaria Municipal de Saúde para os anos 2018 e 2019. Campos explicou os procedimentos e cuidados adotados pela Pasta para os casos suspeitos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

A programação da Secretaria municipal de Saúde para o combate ao Aedes aegypti começa no próximo dia 09, com uma reunião extraordinária da Sala Municipal da Coordenação de Controle, onde serão definidas as ações a serem realizadas na semana Integrada de Mobilização. A semana integrada acontecerá do dia 26 a 30 de novembro, sendo que no último dia da semana será realizado o “Dia D” do combate ao mosquito.

De acordo com os dados apresentados por Hector, neste ano, em Mogi das Cruzes, foram notificados 109 casos de dengue, com seis casos confirmados como positivos, já em relação à Chikungunya foram 9 notificações e nenhum caso positivo confirmado.

 “A Secretaria de Saúde junto a prefeitura tem se preparado para qualquer cenário que a gente possa enfrentar e nosso maior papel nesse momento é nos comunicarmos para poder eliminar os criadouros do mosquito” ressaltou o secretário, Marcello Cusatis.

A coordenadora do Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses, Débora Murakami, falou sobre principais dificuldades encontradas pela Secretaria para combater os focos das larvas na cidade. Entre essas dificuldades está o acumulo de materiais feito pelos catadores, que na maioria dos casos trabalham de forma autônoma. A coordenadora também falou sobre os acumuladores compulsivos, cujos entulhos e objetos acumulados acabam intensificando o número de criadouro do mosquito.

Ao final da explanação, o vereador Mauro Araújo (MDB) parabenizou toda equipe técnica da Secretaria de Saúde e colocou os aparatos de Comunicação da Câmara à disposição para conscientizar a população sobre a importância do combate ao Aedes aegypti.

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583