Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Vereador vai a São Paulo buscar informações sobre implantação de Educação Financeira no Município
31/08/2018 - 18:00:00

O vereador Otto Rezende (PSD, presidente da CEV da Educação Financeira na Rede Municipal de Ensino, foi até a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), em São Paulo, buscar informações sobre a implantação da disciplina nas escolas municipais, projeto que tem ganhado força em diversas cidades do País. Rezende e a professora do Departamento Pedagógico da Prefeitura de Mogi das Cruzes,  Débora Bitarães  foram recebidos pela superintendente da AEF-Brasil, Cláudia Forte e pelo responsável pela mobilização de recursos da entidade, Thiago Godoy Nascimento.

“Viemos aqui buscar alternativas e informações para implantar essa disciplina tão importante para os alunos, não apenas de Mogi das Cruzes, mas de todo o país”, disse Rezende.

Thiago Godoy, no entanto, falou das principais dificuldades encontradas para a implantação da disciplina. “Em muitos municípios os professores têm os salários baixos. Também existe o preconceito em relação ao tema. Tem muita gente que vê educação financeira como a 'bancarização dos alunos'”, ressaltou.

A professora Débora Bitarães, que representou a Secretaria Municipal de Educação, afirmou que levará todas as informações obtidas na reunião para a Secretaria, mas frisou que o Município já oferece a disciplina. “É um assunto que tem que ser trabalhado nas escolas. Já trabalhamos paralelamente como matéria interdisciplinar”, explicou.

Rezende, no entanto, quer que a disciplina seja implantada na grade curricular do Município em todas as salas. “Queremos abranger cem por cento das crianças que estão dentro da escola. Quando é extracurricular às vezes é colocado somente em algumas escolas”, disse.

O representante da AEF-Brasil, Thiago Godoy Nascimento, virá ao Município em setembro para reuniões com o prefeito e vereadores, a fim de tirar possíveis dúvidas sobre os recursos pedagógicos disponíveis e oferecidos pela entidade sobre Educação Financeira.

A AEF-Brasil é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, criada em 2018 pelo Comitê Nacional de Educação Financeira – CONEF), para executar a Estratégia Nacional de Educação Financeira no país.

A CEV foi criada por meio da Resolução 21/18 e além de Rezende, tem como membros os vereadores Jean Lopes (PCdoB) e Iduigues Martins (PT). 

 





voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583