Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Câmara lança a 10ª edição do Parlamento Estudantil
29/08/2018 - 18:00:00

A sessão ordinária desta quarta-feira (29) foi suspensa para o lançamento da 10ª edição do Parlamento estudantil, que acontecerá entre os dias 22 e 26 de outubro. O evento, realizado anualmente, possibilita aos estudantes de escolas públicas e particulares do Município a vivência do processo Legislativo.

“Esperamos despertar nos alunos a vontade de propor melhorias para a cidade em que vivem. Esperamos contar com o apoio de todas as instituições de ensino, pois acreditamos que o Parlamento Estudantil pode ajudar o aluno a se interessar pelo que acontece na cidade”, ressaltou o presidente da Câmara Municipal, Pedro Komura (PSDB).

O presidente da Comissão Permanente de Educação, vereador Mauro Araújo (MDB), falou sobre a importância do projeto no Município. “Vai ser um evento muito interessante pois o Brasil vive um momento muito importante. Tenho certeza que as crianças e adolescentes vão abordar os temas de uma forma peculiar. O Parlamento será um sucesso porque é uma medida que já se mostrou eficaz no contato com a população”, disse.

“O Parlamento Estudantil é de fundamental importância na formação do jovem, porque a formação política é de suma importância. Às vezes por falta de conhecimento por falta de conhecimento do que é o parlamento ou da vida política passamos por dificuldades”, ressaltou a dirigente regional de ensino, Araci Nunes Camargo.

Já a secretária municipal de Educação, Juliana Guedes, reafirmou a importância do Parlamento estudantil para que “tenhamos no futuro crianças muito mais preparadas para a políticas e cidadãos politicamente mais bem informados. Acreditamos que esse projeto é de grande sucesso. Gostaria de parabenizar a Câmara por manter o projeto ativo”.

O Parlamento Estudantil será dividido em duas categorias: vereadores infanto-juvenis, composta por alunos do 5º ao 9° ano e vereadores jovens, composta de alunos do 1° ao 3° ano do ensino médio. Cada categoria será composta por 23 membros selecionados.  

Os estudantes interessados em participar do Parlamento deverão redigir um Projeto de Lei e apresentá-lo em suas escolas. As escolas devem, acompanhadas das fichas de inscrição dos alunos, protocolar os projetos na Câmara até o dia 5 de outubro. O Legislativo avaliará os projetos de cada candidato e selecionará os 46 que participarão, nas duas categorias, do Parlamento Estudantil.  Os nomes dos selecionados serão divulgados no site da Câmara Municipal no dia 18 de outubro.

Para mais informações, os interessados poderão baixar o manual do candidato, uma cartilha que contém o cronograma do Parlamento Estudantil, orientações para redigir o Projeto de Lei, os critérios de seleção e o formulário de inscrição. O manual poderá ser baixado a partir de amanhã (30) no site da Câmara Municipal.

Os vereadores Jean Lopes (PCdoB), Caio Cunha (PV), Cuco Pereira (PSDB), Diegão Martins (MDB), Chico Bezerra (PSB), Fernanda Moreno (PV), Marcos Furlan (DEM), Rodrigo Valverde (PT) e Péricles Bauab (PR) também fizeram o uso da palavra para enaltecer a iniciativa. A supervisora de ensino da Diretoria de Ensino, Fátima Aparecida Lobato, também esteve presente no lançamento do Parlamento Estudantil.

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583