Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Secretário municipal de Saúde fala sobre campanhas de vacinação na Câmara
02/08/2018 - 10:09:00

A sessão ordinária desta quarta-feira (01), a primeira após o recesso legislativo de julho, foi suspensa para que o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis e sua equipe técnica pudessem falar sobre as campanhas de vacinação em Mogi das Cruzes.

A visita atendeu à solicitação do vereador Protássio Nogueira (PSD), que em ofício pediu a presença do secretário para que questões sobre vacinação na cidade fossem esclarecidas aos vereadores e aos cidadãos mogianos. Nogueira expressou preocupação em relação às metas de vacinação em nível nacional, que não estão sendo atingidas. “Tenho falado em várias sessões sobre a necessidade da vacinação que é o único meio de se proteger”, ressaltou.

Marcello Cusatis aproveitou a oportunidade para lançar a Campanha de Vacinação contra o sarampo e poliomielite, que acontecerá entre os dias 4 e 31 de agosto para crianças de 1 a 4 anos. De acordo com a Secretaria de Saúde, o objetivo é atingir 22.901 crianças com a campanha. Vinte duas mil doses da vacina contra a poliomielite e 9.200 contra o sarampo estarão disponíveis. Até julho a cobertura municipal para sarampo e poliomielite atingiu, respectivamente, os índices de 37,4% e 35%.

No caso da vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe, após atingir 78,6% da meta da campanha de 2018 nos grupos prioritários, a Secretaria de Saúde vai disponibilizar, a partir do dia 6 de agosto, 10 mil doses para a população em geral. Neste ano em Mogi das Cruzes foram confirmados 22 casos positivos da doença e quatro óbitos.

“Vamos tomar essa autonomia para a vacina da gripe, pois houve baixa adesão em alguns grupos. A partir de segunda-feira vamos liberar para a população em geral”, explicou Cusatis.

A Secretaria também prestou contas sobre a Campanha de Vacinação da Febre Amarela, que aconteceu no segundo semestre de 2017. Até o momento Mogi das Cruzes teve nove casos suspeitos e um óbito causado pela doença. No Estado de São Paulo já foram 368 óbitos. Desde a campanha de vacinação contra a febre amarela já foram aplicadas quase 293 mil doses da vacina na cidade, sendo que parte delas atendeu a pessoas de outros municípios.

O presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara, vereador Chico Bezerra (PSB) lamentou a baixa adesão das campanhas. “Está havendo um descaso muito grande pelos responsáveis das crianças que precisam ser vacinadas”. O parlamentar também criticou o Ministério da Saúde pelo déficit. “Poderia ter feito um trabalho mais intensificado, investido mais em propaganda, no sentido de alertar a população sobre esses casos que estão ocorrendo”, completou.

Já o vereador Cuco Pereira (PSDB) sugeriu a intensificação da campanha com cartazes nos ônibus municipais. “Mogi das Cruzes é uma cidade com 500 mil habitantes e não são todos que têm tempo para ver as notícias da cidade em jornais, revistas ou TV”, disse.

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583