Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Em sessão solene, Câmara comemora 110 anos da imigração japonesa no Brasil
29/06/2018 - 23:27:00

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, em sessão solene realizada no Bunkyo - Associação Cultural, homenageou empresas e personalidades ligadas ao Japão. A solenidade aconteceu em comemoração aos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil. Os homenageados receberam placas com dizeres alusivos à data.
 
O presidente da Câmara, Pedro Komura (PSDB), um dos autores da homenagem, que discursou em nome do Legislativo, falou sobre a integração cultural entre Brasil e Japão para justificar as honras do Legislativo às personalidades japonesas. “Os japoneses assim como outros imigrantes compartilharam seus costumes e sua cultura e atualmente muitos de seus hábitos alimentares já estão arraigados nos costumes brasileiros, assim como o jeito de cultivar a terra e de se organizar em associações culturais e esportivas”, disse.
 
Já o prefeito Marcus Melo (PSDB), disse ser justa a homenagem e exaltou a influência dos valores familiares dos japoneses na cultura mogiana. “O Brasil tem muito a agradecer àqueles que escolheram firmar família em nosso país. Temos muito o que aprender com a família japonesa, que já faz parte do dia a dia da nossa cidade”.
 
O vice-prefeito, Juliano Abe (PSD), também enalteceu os homenageados. “Todos trabalharam por essa Terra que nos abrigou e fizeram valer a valorização do nosso Brasil, através do trabalho e da atuação política”, ressaltou.

 

“Todos os homenageados dessa noite são figuras importantes para a cultura nipo-brasileira, uma vez que contribuíram para o desenvolvimento de Mogi das Cruzes em suas respectivas áreas de atuação”, ressaltou Frank Tuda, presidente do Bunkyo de Mogi das Cruzes.
 
Os homenageados foram: o avicultor Haruhiko Yamamoto; o professor Hiroshi Ikuta; o médico Nobolo Mori; o deputado federal Junji Abe (MDB); o empresário Fumio Horii; o esportista Massashi Shibuya; o empresário Kikuko Kosai Shiigi; a professora Iris Takizawa Kayasima; as empresas Rinnai do Brasil, NGK do Brasil, MN Própolis, Nachi Brasil e Supermercados Shibata.
 
O deputado Junji Abe (MDB), que discursou em nome dos homenageados, enalteceu a atuação dos japoneses no Município e exaltou o relacionamento entre Brasil e Japão. “São personalidades que dão exemplo para o Brasil inteiro. Em nome da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes quero agradecer a população Mogiana por essa merecida homenagem”, disse.
 
Também estiveram presentes na solenidade os demais autores da iniciativa, vereadores Claudio Miyake (PSDB) e Sadao Sakai (PR), além de Antonio Lino (PSD), Emerson Rong (PR) e Protássio Nogueira, que secretariou os trabalhos.
 

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583