Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Câmara se manifesta contra repasse de contribuições do “Sistema S” a Fundo Geral da União
06/06/2018 - 18:04:00

Foi aprovada na sessão ordinária desta quarta-feira (06) a Moção 25/2018, que apela à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal para que impeçam que a arrecadação do “Sistema S” (Senai, Sesi, Sesc, Senar, Secoop, Sest e Senat) vá para um fundo geral da União, medida que está no PLDO – Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias – de 2019, enviado ao Congresso Nacional.

De autoria da bancada do MDB, composta pelos vereadores Mauro Araújo, Diegão Martins e Taubaté Guimarães, a Moção ressalta a importância do “Sistema S” aos jovens brasileiros e argumenta que a medida prevista no PLDO pode acabar com a qualidade do ensino das entidades.

“O governo foi incompetente em combater a criminalidade e agora quer tirar dinheiro do Sesi e Senai dizendo que vai investir em segurança. Estamos apelando pelo mínimo de coerência aos deputados federais para que não levem adiante uma discussão como essa”, ressaltou Araújo.

“É uma coisa desonesta e cruel que vai afetar diretamente o que está funcionando no país”, completou Péricles Bauab (PR).

O vereador Cuco Pereira (PSDB), destacou a idoneidade das instituições do “Sistema S” para concordar com a Moção de apelo. Já Jean Lopes (PCdoB) e Chico Bezerra (PSB) fizeram uso da palavra para manifestar apoio à Propositura. A matéria teve o voto contrário do vereador Otto Rezende (PSD).

Sistema S é o termo que define o conjunto de organizações das entidades corporativas voltadas para o treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica, que além de terem seu nome iniciado com a letra S, têm raízes comuns e características organizacionais similares. Fazem parte do sistema o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi); e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac). Existem ainda o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e o Serviço Social de Transporte (Sest)

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583