Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Coronel PM receberá título de Cidadão Mogiano
15/05/2018 - 18:03:00

Na sessão ordinária desta terça-feira (15), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 07/2018, de autoria do vereador Maurinho do Despachante (PSDB), que concede o título de Cidadão Mogiano ao coronel PM Jean Carlos de Araújo Leite pelos relevantes serviços prestados na área de Segurança Pública ao Município de Mogi das Cruzes.

"Quero agradecer aos pares pelo apoio na aprovação deste projeto. Muito dedicado, atencioso com a PM, que muito ajuda mogi das cruzes. Com muita braveza e dedicação fez um trabalho muito bonito em nossa cidade", ressaltou Maurinho.

 

Biografia do homenageado

Nascido em 22 de dezembro de 1965 na cidade de São Paulo, Jean Carlos prestou serviço militar como atirador no Tiro de Guerra 02-052 em Mogi das Cruzes em 1983, onde ao final recebeu distinção o diploma de Honra ao Mérito.

Filho, neto e sobrinho de Policiais Militares, ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo no dia 04 de fevereiro de 1985, pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na capital, onde fez o Curso Preparatório de Formação de Oficiais (CPFO – 1985/1986) e a Formação de Oficiais (CFO – 1987/1989).

Em 15 de dezembro de 1989 foi declarado aspirante a oficial da Polícia Militar, sendo classificado no Corpo de Bombeiros, no então 3º Grupamento de Buscas e Salvamento, hoje Grupamento de Bombeiros Marítimo, no litoral paulista.

No dia 24 de maio de 1990 foi classificado no 5º Grupamento de Bombeiros, unidade responsável pelas operações de Bombeiros na Região Metropolitana de São Paulo, onde permaneceu até 25 de agosto daquele ano, quando foi promovido ao posto de 2º Tenente. No mesmo ano, Jean foi transferido para o Centro de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, hoje Escola Superior de Bombeiros, com a finalidade de fazer o Curso de Bombeiros para Oficiais (CBO).

Com a conclusão do CBO foi transferido para o 14º Grupamento de Bombeiros na região de Presidente Prudente, onde foi promovido a 1º Tenente em 15 de dezembro de 1991, permanecendo lá até 1992 quando foi servir no 11º Grupamento de Bombeiros, no Vale do Paraíba e Litoral Norte do Estado.

Em 1994 o homenageado retornou ao 5º Grupamento de Bombeiros, sendo classificado no então 2º Sub Grupamento de Bombeiros, com sede nesta cidade de Mogi das Cruzes e que atende toda Região do Alto Tietê, onde assumiu as funções de comandante do Posto de Bombeiros de Suzano, posteriormente comandante dos Postos de Bombeiros do Shangai e Brás Cubas e, depois, chefe da Análise e Vistoria da Seção de Atividades Técnicas.

Por motivo de promoção ao posto de Capitão em 25 de agosto de 2004, foi transferido para o 18º Grupamento de Bombeiros, região de Barueri, onde chefiou a Seção Administrativa na sede do mesmo e, posteriormente, comandou o 2º Subgrupamento de Bombeiros no município de Cotia.

Em maio de 2007 foi transferido para o 9º Grupamento de Bombeiros, região de Ribeirão Preto, onde chefiou a Seção Administrativa e, na sequência, a Seção de Atividades Técnicas, lá permanecendo até o ano de 2009.

Em março de 2009 retornou à capital para realizar o Curso de Mestrado Profissional em Ciências de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Ao final do referido curso, ainda em 2009, foi classificado no COBOM – Centro de Operações de Bombeiros, no Comando de Bombeiros Metropolitano, na capital paulista, onde permaneceu até 15 de dezembro de 2011, quando de sua promoção ao posto de Major, sendo transferido para a Escola Superior de Bombeiros, assumindo a chefia da Seção Administrativa e de Finanças.

Com a criação do 17º Grupamento de Bombeiros na Região do Alto Tietê em 23 de março de 2012, recebeu do Comando do Corpo de Bombeiros a determinação de assumir o subcomando desta nova unidade operacional, cuja sede encontra-se instalada no município de Mogi das Cruzes.

No ano de 2013 ficou à disposição do Centro de Altos Estudos de Segurança da Polícia Militar do Estado de São Paulo, para realizar o Doutorado Profissional em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública e, ao final desse ano, retomou a suas funções junto ao 17º Grupamento de Bombeiros.   

Em 24 de maio de 2015, ao ser promovido ao posto de tenente-coronel, recebeu do Comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo aquela que seria a maior honraria que imaginou para sua carreira. Foi designado como comandante do 17º Grupamento de Bombeiros, onde permaneceu até sua promoção ao posto de coronel PM e passagem para a Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583