Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Legislativo prestigia abertura da Festa do Divino
11/05/2018 - 11:09:00

Na tarde desta quinta-feira (10) a Festa do Divino Espírito Santo 2018 foi iniciada em Mogi das Cruzes, com o tema “Iluminai a Juventude e Concedei-nos vossa paz”. A festividade, que se encerra no próximo dia 20, teve início com a concentração dos religiosos na casa dos festeiros, que neste ano foram Wilamis Roberto Chaudar Santana e Sandra Alves de Siqueira Chaudar Santana.

Saindo da casa dos festeiros os religiosos seguiram até a Prefeitura, onde foram recebidos pelo prefeito Marcus Melo (PSDB) e pela primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo. Após uma oração do bispo Dom Pedro Luiz Stringhini, os religiosos saíram em procissão até a Praça Coronel Benedito de Almeida, onde o bispo fez a benção das bandeiras dos festeiros, capitães de mastro e devotos.

“É uma festa muito bonita, cheia de bênçãos. Todos os anos venho de Itaquaquecetuba para acompanhar a abertura. É muito lindo”, comentou a aposentada Anita de Souza.

A abertura da Festa contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Pedro Komura (PSDB) e dos vereadores Protássio Nogueira (PSD), Cuco Pereira (PSDB) e Maurinho do Despachante (PSDB), que ao lado de sua esposa, Cícera Alecxandra Margarido, foi o capitão de mastro este ano.

“Com muita força vamos lutar por um bem comum, que é a união entre os povos a religiosidade e a ação social. Esse mastro será levantado pelos dez dias de festa”, disse Maurinho, ao conduzir o levantamento do mastro na abertura.

“É a maior festa de Mogi das Cruzes e a Festa do Divino mais antiga do Brasil. Temos que prestigiar, incentivar e estimular a participação de todos nessa grande festividade”, ressaltou Komura.

Após o levantamento do mastro e a bênção do império os devotos foram até o Centro Municipal Integrado (CMI) Deputado Maurício Najar, para a abertura da Quermesse.

O festeiro, Wilamis Roberto Chaudar Santana, agradeceu à Igreja, aos voluntários e ao poder público pela realização de mais um ano da Festa. “Que todos possam usufruir da festa de uma forma esplendorosa e com muita espiritualidade. Que as entidades envolvidas possam ter um retorno positivo, ajudando as pessoas que precisam”, ressaltou.

“É bonito ver uma cidade que mantém a sua tradição. Trabalhamos para garantir que Mogi das Cruzes mantenha sua cultura viva e sua religiosidade acesa”, disse em seu discurso o prefeito Marcus Melo.

A Festa do Divino Espírito Santo existe em Mogi das Cruzes desde o final do século XVII e é uma das mais antigas do Brasil e o maior evento folclórico e religioso do Alto Tietê. Existe um documento descoberto pelo historiador Jurandyr Ferraz de Campos que comprova que a devoção no Divino Espírito Santo tem mais de 400 anos na cidade.

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583