Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Vereadores participam de abertura do Akimatsuri
09/04/2018 - 15:58:00

Na manhã desse sábado (07) o Bunkyo Associação Cultural de Mogi das Cruzes fez a abertura do 33° Festival de Outono 2018, o Akimatsuri, que neste ano tem o tema “Omotenashi”. Assim como nas outras edições, o Festival foi iniciado por uma cerimônia religiosa - missa de culto as almas - e, posteriormente, foi organizada uma cerimônia de abertura, que contou com a apresentação de dança japonesa do grupo Dyusho no Kai e da tradicional cerimônia do Kagami Waki (Quebra do Taru), onde as autoridades quebram os barris de saquê com um martelo.
 
O presidente do Bunkyo de Mogi das Cruzes, Frank Tuda, abriu a cerimônia agradecendo a todos os patrocinadores da festa e aos membros do poder público que apoiaram o evento. Em seu discurso, Tuda explicou o significado do tema do Akimatsuri 2018. “Omotenashi é uma palavra que não tem significado real. No Japão é como se fosse uma filosofia, criada para simbolizar a hospitalidade, a atitude de receber bem as pessoas”, disse Tuda.
 
“A comunidade japonesa, que está completando 110 anos no Brasil, contribuiu de mais para o crescimento e desenvolvimento de nossa cidade. Uma comunidade que valoriza a Educação e a disciplina. Em nome da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, quero desejar muito sucesso a esta festa”, ressaltou o vereador Pedro Komura (PSDB), presidente do Legislativo mogiano.
 
Na cerimônia, o presidente do sistema Faesp/Senar – Fábio Meirelles, foi homenageado com uma placa, pelo trabalho realizado em prol da agricultura de Mogi das Cruzes.
 
O prefeito Marcus Melo (PSDB) também falou sobre a importância da colônia japonesa para Mogi das Cruzes. “Se não fosse essa amizade de 110 anos entre Brasil e Japão a nossa cidade seria bem diferente do que ela é hoje. Temos uma cidade que tem uma relação muito próxima com a colônia japonesa”, afirmou.
 
Participaram da cerimônia o cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi; os deputados federais, Junji Abe (MDB) e Walter Ihoshi (PSD); os deputados estaduais Marcos Damásio (PR) e Luís Carlos Gondim (PTB); o vice-prefeito Juliano Abe (MDB); os vereadores Cuco Pereira (PSDB), Protássio Nogueira (PSD), Francimário Vieira Farofa (PR), Sadao Sakai (PR), Emerson Rong (PR), Edson Santos (PSD), Caio Cunha (PV) e Otto Rezende (PSD); o comandante do CPA/M-12, coronel PM Ronaldo Gonçalves Faro; o comandante do 17º Batalhão da PM, tenente-coronel PM Ary Kamiyama; o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini; o gerente regional do Sebrae, Sérgio Ricardo Gromik e o vice-presidente da Facesp e ex-prefeito, Marco Aurélio Bertaiolli.
 
O Akimatsuri é um dos festivais mais tradicionais da colônia japonesa realizada no Estado de São Paulo, com uma média de público de 80 mil pessoas. É realizada desde 1986, em Mogi das Cruzes, (a 50 minutos da Capital) pelo Bunkyo de Mogi das Cruzes, sempre no mês de abril, por um grupo de voluntários que tem como missão ajudar a associação no resgate e divulgação da cultura japonesa.
 
Frente a esse objetivo, o Akimatsuri mantém viva as tradições, costumes, crenças e incentiva as manifestações artísticas e culturais. Como em todos os anos, tem uma grande programação de shows e eventos que, além de entreter, dão a oportunidade para jovens talentos e grupos artísticos divulgarem seu potencial.

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583