Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Diretor da Aprojur recebe Título de Cidadão Mogiano
06/04/2018 - 23:00:00

Na noite desta sexta-feira (06), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes realizou uma sessão solene para entregar o título de Cidadão Mogiano a Josemir Barbosa de Moraes, o Miro, pelos relevantes serviços prestados ao Município.

O vereador Francimário Vieira Farora (PR), autor da homenagem, usou a tribuna para discursar em Nome da Câmara. O parlamentar destacou a importância de Miro para a cidade de Mogi das Cruzes e exaltou sua importância na Aprojur. “Quero agradecer a Câmara Municipal por aprovar esse título mais que merecido, pois quem ganha com essa homenagem não é apenas o Miro, mas a cidade de Mogi das Cruzes. Hoje é um dia muito especial para mim pois tenho a oportunidade de homenagear esse grande homem com o título mais importante da nossa cidade”, disse.

O vereador Antonio Lino (PSD), que também é autor da iniciativa, enalteceu o trabalho do homenageado na Chácara dos Baianos. “Falar do Miro não é difícil, pois ele construiu o respeito dentro da Chácara dos Baianos. Hoje a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes se reúne em nome de 500 mil habitantes, pois nós vereadores reconhecemos por unanimidade o seu trabalho”.

O vice-presidente da Facesp, ex-prefeito Marco Aurélio Bertaiolli, falou sobre a luta dos chacareiros da Chácara dos Baianos e também enalteceu a atuação de Miro em prol da regularização das 344 famílias assentadas na área. Bertaiolli também ressaltou a necessidade de levar mais estrutura ao bairro. “Mogi das Cruzes ganhou uma área produtiva e tranquilidade para as famílias que lá estão. Agora precisamos urbanizar a Chácara dos Baianos, dando àquele novo bairro condições aptas de Saúde e Educação. Miro, você é mais mogiano do que qualquer um porque escolheu vir para a nossa cidade aos 18 anos de idade e aqui constituiu uma linda família”.

Os deputados estaduais Marcos Damásio (PR) e Luís Carlos Gondim (SD) também prestigiaram a solenidade.

“Mogi das Cruzes é uma das principais cidades do Estado e falar do Miro é retratar o crescimento desta cidade, que sempre se notabilizou pela agricultura, fazendo parte do cinturão verde do Estado de São Paulo. Uma agricultura que gera emprego e renda para o Município”, pontuou Damásio.

“Essa homenagem da Câmara é muito importante e representa o reconhecimento da luta que temos que ter. Insistir, persistir e nunca renunciar. A conquista de vocês é muito importante”, ressaltou Gondim, ao se referir à regularização da Chácara dos Baianos.

Representando a Prefeitura, o secretário municipal de Agricultura, Renato Abdo elogiou a atuação de Miro na Aprojur. “Todas essas conquistas aconteceram porque houve um elo e uma liderança que representou todas as famílias, que foi a diretoria da Aprojur da qual o Miro fazia parte. É um título mais que justo. Parabéns pelo seu trabalho e pelo trabalho de todos os chacareiros”.

O mais novo cidadão mogiano, Miro, usou a tribuna para agradecer pela homenagem e aos políticos que ajudaram a Aprojur a conseguir regularizar as terras na Chácara dos Baianos. “Venho de uma família humilde e cheguei a essa cidade em 1978, cidade que me adotou como filho. Hoje recebo uma certidão dessa casa como filho mogiano. Esta Casa, a Prefeitura e os deputados me ensinaram muito, pois através deles conseguimos conhecimento para lutar pelas famílias da Chácara dos Baianos”, explicou.

Também participaram da solenidade os vereadores Edson Santos (PSD), Sadao Sakai (PR) e Péricles Bauab (PR), além do assessor parlamentar Gustavo Siqueira, representando o deputado federal Junji Abe (MDB) e a assessora parlamentar Odete de Sousa, representando o deputado estadual André do Prado (PR). Os presentes também puderam acompanhar uma apresentação musical da banda regimental do CPA/M-12, sob regência do cabo PM Edson Maldonado.

Nascido na cidade de São Bento do Una, em Pernambuco, Miro se mudou para o distrito de Jundiapeba, em Mogi das cruzes, aos 18 anos, em 1978. Após trabalhar em duas fábricas em São Paulo e Guarulhos, Josemir decidiu investir na agricultura. Morando em uma pequena Chácara, começou o plantio de hortaliças na região conhecida como Chácara dos Baianos.

Em 1993, Miro fundou a Associação dos Produtores Rurais de Jundiapeba (Aprojur), com o objetivo de defender os interesses de mais de 400 famílias produtoras agrícolas da região. À frente da Aprojur, Miro conquistou diversos benefícios para a comunidade, entre eles, a regularização fundiária na extensa área ocupada pelos produtores rurais. Miro também é um dos organizadores da tradicional festa para as crianças, no Distrito de Jundiapeba.

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583