Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Mogi Moderno, Vila da Prata e São Sebastião receberão melhorias na fiação elétrica
07/03/2018 - 14:50:00

Representantes da EDP Brasil, da Prefeitura e empresas de telefonia que prestam serviço na cidade se reuniram, na manhã desta quarta-feira (07), com o presidente da Comissão Permanente de Obras e Habitação da Câmara, Pastor Carlos Evaristo (PSD), para dar continuidade as atividades do grupo de trabalho da fiação elétrica.

A força-tarefa, que é uma parceria da Câmara Municipal, Prefeitura, EDP Brasil e empresas de telefonia que compartilham o espaço na rede da EDP, visa promover melhorias na fiação elétrica da cidade, por meio de limpeza e padronização.

Desde a criação do grupo de trabalho foram, ao todo, oito áreas concluídas: os polígonos central e periférico de Braz Cubas; do Alto do Ipiranga; do Mogilar e Vila Mogilar; do Centro; de Jundiapeba e Mogi Moderno. De acordo com os números apresentados pela EDP, 1.817 logradouros foram atendidos, o que representa 30% das ruas do Município.

A continuidade dos trabalhos de limpeza e padronização da fiação continuarão em outra parte do Mogi Moderno, no Conjunto São Sebastião e na Vila da Prata, que foram definidos como a área 9.

“O comprometimento de cada compartilhante com este grupo de trabalho trouxe bons resultados até aqui, precisamos continuar com as atividades”, ressaltou o vereador Pastor Carlos Evaristo, que voltou à presidência da Comissão de Obras em 2018.

A reunião também contou com a presença do técnico de infraestrutura da Claro Brasil, Wesley Bianchi; do coordenador técnico da Claro Brasil, Fernando Henrique Espassa; do agente de trânsito Carlos Sakai, representando a Prefeitura; da analista de grandes clientes da EDP, Andreia Cristina Souto; do técnico de projetos da EDP, Fernando Eugênio do Nascimento; do líder operacional da Algar Telecom, José Roberto da Silva Júnior; do coordenador de qualidade da assistência técnica da VIVO, Adriano Gomes; do gerente de relações institucionais da Telefônica Brasil, Antonio Marcos dos Santos e de Aline Fabri de Moraes, chefe de gabinete da vereadora Dra. Márcia Santos, da cidade de Jacareí.

 

Invasões na rede

De acordo com o gestor executivo da EDP, Marcos Scarpa, a entrada de compartilhantes não autorizados é um dos principais problemas enfrentados na manutenção e limpeza da fiação. Trata-se de pequenas empresas de telefonia que oferecem serviços de internet, que sem regularização, acabam, entre outras coisas, instalando seus equipamentos sem o devido espaço nos postes e, consequentemente, danificando os cabos de outras empresas.

Scarpa explicou que essas empresas necessitam primeiro de uma liberação para trabalhar por parte da Prefeitura, além de apresentar uma proposta à EDP, que vai avaliar o projeto e fazer uma verificação de espaço para a empresa solicitante.

As empresas que compartilham os postes da EDP pagam aluguel pelo uso da rede e 93% desse valor é destinado ao abatimento da tarifa de energia elétrica da população.

As reuniões do grupo de trabalho, antes trimestrais, passaram a ser bimestrais.
O próximo encontro será realizado na Câmara, no dia 9 de maio às 9h30.

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583