Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Fumie Eto recebe Honra ao Mérito na Câmara
08/02/2018 - 21:30:00

Homenageada pelos relevantes serviços prestados a Mogi das Cruzes, a presidente do Conseg - Conselho Comunitário de Segurança de César de Souza -, Fumie Eto, recebeu, na noite desta quinta-feira (08), o título de Honra ao Mérito, em sessão solene dirigida pelo presidente do Legislativo Mogiano, Pedro Komura (PSDB).
 
O vereador Emerson Rong (PR), autor da iniciativa, entregou o diploma a homenageada e, em seu discurso, enalteceu o trabalho que Fumie presta ao Município. “Desde 2012 vem fazendo um trabalho maravilhoso no Conseg, com amor e carinho. Chegou a hora da gente reconhecer o esforço que essa mulher faz gratuitamente, de coração.”.
 
Representando o poder Executivo da cidade, o vice-prefeito Juliano Abe lamentou a violência presente na sociedade atual e exaltou o papel do Conseg em Mogi das Cruzes. “A dona Fumie inspira cada um de nós pela vida que tem. É um exemplo de cidadã a ser seguido. O Conseg, representado na figura da nossa querida homenageada, vem tentando transformar nosso Município, combatendo a violência com amor e fraternidade”, ressaltou.
 
Fumie Eto agradeceu pela homenagem, falou sobre suas motivações no Conseg e cobrou do poder público mais apoio aos policiais civis e militares da região. “Os nossos policiais, que arriscam suas vidas no trabalho precisam de mais apoio, principalmente com armas, pois os bandidos estão bem equipados”, argumentou.
 
Também estiveram presentes na sessão os vereadores Maurinho do Despachante (PSDB) e Edson Santos (PSD); o delegado titular do 3º Distrito Policial de Mogi das Cruzes, Dr. Alexandre Batalha, representando o delegado seccional da Polícia Civil de Mogi das Cruzes, Dr. Marcos Batalha; o capitão PM Márcio Fernandes, representando o comandante do 17º Batalhão de Mogi das Cruzes, tenente-coronel PM Ary Kamiyama e o presidente da Legião Mirim de Mogi das Cruzes, representando a Polícia Científica, Ediel Braz Soares.
 
Filha de japoneses, Fumie nasceu no dia 15 de julho de 1945, em Taiaçupeba. Aos 25 anos, casou-se com o uruguaio Gilberto Aguilar, com quem teve dois filhos. Já separada e vivendo em Mogi das Cruzes, Fumie foi protagonista de importantes conquistas na cidade, entre elas, a criação da Associação Amigos do bairro do Botujuru em 1984; a formação da Associação Amigos do Bairro do Vila Lavínia em 1990; a criação da escolinha de futebol que retirava crianças da rua por meio do esporte, em 1995.
 
Por conta dos relevantes serviços que prestou a Mogi das Cruzes, Fumie recebeu diversas homenagens e honrarias, tais como um troféu entregue pelos policiais da 2ª Companhia em 2006; troféu do Dia Internacional das Mulheres; prêmio Mulher de Expressão da General Motors em 2007 e 2008 e Medalha de Mérito Comunitário da Polícia Militar. Ainda em 2008, Fumie foi escolhida para tocar o sino durante a comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa no CIP de Mogi das Cruzes.

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583