Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Legislativo homenageia estudantes e professoras
19/12/2017 - 20:43:00

A sessão ordinária desta terça-feira (19), última do ano, foi suspensa para uma homenagem do Legislativo aos alunos que participaram do Gira por la Infancia 2017, projeto pedagógico internacional que ocorreu na Espanha.

Os estudantes Gustavo Costa dos Santos Souza, Leandro Marcondes Teixeira, Leonardo Rodrigues Domingos, Maria Luiza Fernandes e as professoras Rosania Morales Morroni, dirigente regional de ensino e Nádia Aparecida Borba Montes, diretora de escola, receberam cartões de prata da Câmara por representaram o Brasil no evento.

Maria Luiza Fernandes, que falou em nome dos alunos homenageados, contou um pouco da experiência que teve na Espanha e sobre o que aprendeu em relação à Educação. “Um projeto social só e valido se existirem pessoas construindo em conjunto. Sobre educação vimos que ela tem que promover a autonomia dos alunos, temos que pensar, questionar e ser o que queremos ser”. A estudante também fez questão de ressaltar a importância da professora Rosania em todo o processo. “Durante toda a nossa viagem a Rosania acreditou em nosso sonho e foi como uma mãe para nós”, afirmou.

Rosania falou sobre a satisfação em fazer parte do projeto junto aos alunos e exibiu um vídeo de fotos dos estudantes no país europeu durante o projeto. “Foi um orgulho tremendo estar lá na Espanha com esses jovens, só eles alunos de ensino médio, o resto somente professores de renome de todo o mundo”, afirmou.

No começo do mês os alunos foram aplaudidos pelos vereadores, por meio do Requerimento 248/2017. O presidente da Câmara, vereador pastor Carlos Evaristo (PSD), autor da homenagem, na ocasião, exaltou o papel da educação na sociedade. “A educação é o maior bem que podemos proporcionar aos nossos jovens e crianças. Funciona como uma mola propulsora que pode criar possibilidades de enriquecimento cultural, erradicação da pobreza e diminuição da violência”.

Os jovens percorreram 15 cidades da Espanha e fizeram apresentações sobre os projetos de responsabilidade social que desenvolvem na comunidade. Os aplausos foram estendidos à dirigente regional de Ensino de Mogi das Cruzes, Rosania Morales Morroni e à diretora de escola Nádia Borba Montes, que se empenhou na busca de recursos para a viagem dos estudantes. Os homenageados também receberão cartões de prata do Legislativo.

O Gira por La Infância 2017, que aconteceu em outubro na Espanha, é um projeto pedagógico e social promovido pelo Conselho Independente da Proteção da Infância, que tem como finalidade fomentar uma nova cultura de bons tratos da infância. O projeto contou com a participação de duzentas pessoas de diversos lugares do mundo. Os participantes foram eleitos “embaixadores da infância”.

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583