Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Jornal O Diário de Mogi recebe Honra ao Mérito
13/12/2017 - 22:27:00

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, na noite desta quarta-feira (13), realizou sessão solene para entrega de título de Honra ao Mérito ao jornal O Diário de Mogi pelos 60 anos de fundação e relevantes serviços prestados ao Município. O diretor-presidente da TV Diário, Túlio Da San Biagio e sua mãe Neide Da San Biagio receberam o diploma das mãos do vereador Pedro Komura (PSDB), autor da homenagem.
 
"É com imensa satisfação que a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes homenageia o mais antigo jornal do Alto Tietê. Ao longo dessas seis décadas O Diário tornou-se um aliado de primeira hora dos mogianos, ajudando a preservar o seu passado e a buscar o futuro que todos esperam para os seus filhos e netos", afirmou Komura, que ressaltou a importância do jornal para Mogi das Cruzes.
 
O ex-prefeito de Mogi das Cruzes e atual vice-presidente da Facesp, Marco Bertaiolli, também prestou sua homenagem a O Diário de Mogi. "Não há nada que tenha acontecido na cidade nesses 60 anos que não tenha sido noticiado pelas páginas de O Diário de Mogi. Defender e buscar o desenvolvimento da cidade é a história desse jornal", afirmou.
 
Também ex-prefeito da cidade, Junji Abe falou sobre a história do jornal e o resgate histórico que ele proporciona aos cidadãos mogianos. "Muito mais do que os próprios historiadores de saudosa memória, O Diário de Mogi, desde a sua fundação, traz para cada um de nós, crianças, jovens e adultos, cada dia da nossa cidade de Mogi das Cruzes".
 
O prefeito Marcus Melo, em seu discurso, enalteceu a credibilidade que O Diário de Mogi passa a seus leitores. "O jornal acompanhou todo o crescimento da nossa cidade ao longo desses 60 anos. É um jornal que traz muita credibilidade para a nossa cidade. Como prefeito de Mogi das Cruzes quero agradecer aos senhores por todo o trabalho que têm feito pela Cidade".
 
Túlio Da San Biagio recordou as campanhas das quais o jornal foi protagonista na cidade e agradeceu à Câmara pela homenagem, destacando a sinergia entre o jornal e a cidade de Mogi das Cruzes. "Nada é mais gratificante em nossas vidas do que o reconhecimento, não pelo simples ato de ser reconhecido, mas pelos nossos esforços terem surtido efeitos positivos na comunidade em que nós vivemos. Nessa data, em que nós do Grupo Diário somos homenageados pelos 60 anos de fundação, queremos agradecer a todos que estiveram ao nosso lado nesta caminhada", disse.
 
O presidente da Casa, vereador pastor Carlos Evaristo (PSD), parabenizou o veículo homenageado e ressaltou o bom relacionamento que o Legislativo mogiano teve com a imprensa local, principalmente com O Diário de Mogi. "Temos sempre a cobertura de O Diário e ficamos atentos para saber o que vai sair sobre a Câmara no dia seguinte. Sabemos que essa honraria passará a fazer parte da História do Diário de Mogi, parabéns, vocês merecem”, finalizou.
 
Também estiveram presentes na cerimônia os vereadores Edson Santos (PSD), Otto Rezende (PSD), Jean Lopes (PC do B), Cláudio Miyake (PSDB) e Cuco Pereira (PSDB); o vice-prefeito Juliano Abe (PSD); o padre Marcos Sulivan Vieira, representando o bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini; o pró-reitor da Universidade de Mogi das Cruzes, Cláudio Brito; a delegada assistente da seccional de Mogi das Cruzes, Dra. Valéria Belmonte Moreira, representando o delegado seccional da Polícia Civil, Marcos Batalha e Jane Hallage Gondim, representando o deputado estadual Luís Carlos Gondim (SD).
 
Criado pelo jornalista Tirreno Dan San Biagio, O Diário de Mogi teve sua primeira publicação em 13 de dezembro de 1957, com um Editorial que trazia o compromisso do veículo em estar ao lado da cidade nos momentos fáceis ou difíceis da História.
 
Ao longo de seis décadas, além de informar à região sobre as notícias regionais e nacionais, o Jornal promoveu diversas campanhas visando mobilizar a população para objetivos pontuais. As principais foram: luta pela preservação das centenárias Igrejas das Ordens Primeira e Terceira do Carmo; o Livro de Ouro para arrecadar fundos para a implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros no Município; a campanha para impedir a instalação, no Bairro do Taboão, futuro distrito industrial de Mogi, de um lixão; a luta em favor da duplicação da ligação rodoviária Mogi-Dutra, como forma de impedir a continuidade de acidentes que ceifaram a vida de muitos mogianos, entre outras.

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583