Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Secretário de Saúde vai à Câmara prestar esclarecimentos sobre a Febre Amarela
14/11/2017 - 18:52:00

O secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, esteve na Câmara Municipal, na sessão ordinária da tarde desta terça-feira (14), a convite do vereador Mauro Araújo (PMDB), para prestar esclarecimentos sobre o vírus que causa a Febre Amarela, que segundo estudos e notícias vinculadas na imprensa, está chegando ao Alto Tietê.
 
Junto com sua equipe técnica, Cusatis apresentou algumas informações a respeito da doença e das medidas que estão sendo tomadas pelo poder público para conter o avanço do vírus. A veterinária Débora Murakami, coordenadora do Núcleo de Controle e Prevenção a Arboviroses, fez uma explanação sobre a situação da doença no Estado de São Paulo, no Alto Tietê e no Município de Mogi das Cruzes e falou sobre a evolução, os sintomas e as formas de transmissão da doença.
 
Débora explicou que até o momento foram confirmados 52 casos da doença no Estado de São Paulo. Em Mogi das Cruzes, apesar de 8 casos notificados ainda não há nenhuma confirmação de Febre Amarela. No entanto, de acordo com a explanação da medica, a manifestação do vírus na região de Campinas é extremamente preocupante, por isso, a Prefeitura está traçando um plano preventivo para impedir que o vírus saia do espaço silvestre e chegue ao espaço urbano. “Embora nós não tenhamos casos positivos, preventivamente vamos iniciar uma imunização para diminuir ou zerar a população de suscetíveis. Ainda estamos discutindo a Febre Amarela silvestre e não a urbanização da doença”, ressaltou.
 
“A maior preocupação é fazer com que o vírus não chegue ao espaço urbano. Como é uma doença muito grave, por isso temos que fazer todas as ações preventivas possíveis”, completou Cusatis.
 
 O vereador Mauro Araújo perguntou ao secretário se há alguma cartilha de conscientização sendo preparada pela Prefeitura ou se há mais ações planejadas pelo poder público.
 
“Ainda não temos fechadas todas as ações possíveis, mas vale ressaltar que o trabalho preventivo será bem satisfatório. Não há uma cartilha pronta, mas a Comunicação municipal está completamente envolvida nesse processo”, explicou Cusatis.
 
O vereador Péricles Bauab (PR) perguntou se as vacinas já estão disponíveis na rede municipal. O secretário disse que, no momento, a recomendação para tomar a vacina é apenas para aqueles que vão para áreas endêmicas da doença, mas explicou que há cinco unidades em Mogi das Cruzes que já estão vacinando. 
 
 Ao final da explanação, o presidente da Câmara, vereador pastor Carlo Evaristo (PSD), agradeceu a presença de Cusatis e sua equipe e ressaltou a importância das informações trazidas. “As explicações foram satisfatórias. Eu acho que o mais importante é a população se conscientizar. Quero agradecer ao secretário e a toda equipe, que esteve aqui nos prestando esses esclarecimentos”, concluiu.

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583