Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Diretor da Aprojur receberá título de cidadão mogiano
07/11/2017 - 17:46:00

Na sessão ordinária desta terça-feira (07) a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 24/2017, que concede o título honorífico de Cidadão Mogiano ao agricultor Josemir Barbosa de Moraes, conhecido como Miro, pelos relevantes serviços prestados à região de Mogi das Cruzes.

Os vereadores Francimário Vieira Farofa (PR) e Antonio Lino (PSD), autores da propositura, ressaltaram a importância que Miro teve nas conquistas dos produtores agrícolas da Região de Jundiapeba.

“É uma liderança em Jundiapeba e tem uma importância muito grande na região. Agradeço ao meu caro colega Antonio Lino por apresentar este projeto junto comigo”, ressaltou Farofa.

“É um batalhador da Chácara dos Baianos. Por muitas vezes encabeçou a luta para que aquelas pessoas tivessem um pedacinho de terra”, argumentou Lino.

A bancada do PT também se manifestou em favor do Requerimento: “Quero parabenizar a propositura dos vereadores Farofa e Lino. Homenagear o Miro é homenagear todos os moradores que lutaram na chácara dos Baianos, uma luta que durou cerca de trinta anos, com uma disputa judicial contra uma grande empresa mineradora”, afirmou Iduigues Martins (PT).

“O povo da Chácara dos Baianos entrou para a história por ter conquistado a primeira reforma agrária urbana do Brasil”, ressaltou Rodrigo Valverde (PT).

Nascido na cidade de São Bento do Una, em Pernambuco, Miro se mudou para o distrito de Jundiapeba, em Mogi das cruzes, aos 18 anos, em 1978. Após trabalhar em duas fábricas em São Paulo e Guarulhos, Josemir decidiu investir na agricultura. Morando em uma pequena Chácara, começou o plantio de hortaliças na região conhecida como Chácara dos Baianos.

Em 1993, Miro fundou a Associação dos Produtores Rurais de Jundiapeba (Aprojur), com o objetivo de defender os interesses de mais de 400 famílias produtoras agrícolas da região. À frente da Aprojur, Miro conquistou diversos benefícios para a comunidade, entre eles, a regularização fundiária na extensa área ocupada pelos produtores rurais. Miro também é um dos organizadores da tradicional festa para as crianças, no distrito de Jundiapeba.

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583