Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Câmara recebe exposição fotográfica “Doulando Mogi”
01/11/2017 - 14:56:00

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes recebeu, nesta quarta-feira (01), a exposição fotográfica “Doulando Mogi”, que reúne cerca de 20 imagens, retratando partos hospitalares e domiciliares. A exposição, organizada pelo Coletivo Materno Núcleo de Empoderamento, ficará no espaço cultural da Câmara até o dia 10, com visitação gratuita, de segunda a sexta, das 8h às 18h (exceto nos dias 2 e 3).
 
Uma das motivações da mostra é o Projeto de Lei 76/2017, de autoria do vereador Emerson Rong (PR), que está tramitando no Legislativo. A propositura objetiva a permissão da presença das doulas nas maternidades e estabelecimentos hospitalares, durante o trabalho de parto e pós-parto, desde que solicitado pelas parturientes.
 
“Essa exposição é uma novidade que tem uma importância muito grande para Mogi das Cruzes. Nossa intenção é mobilizar os vereadores, pois esse Projeto de Lei, que está nas comissões desta Casa, é imprescindível para a cidade”, explica Rong.
 
Fabiana Nóbrega, doula e uma das coordenadoras do Coletivo, também falou sobre o objetivo da exposição. “A gente quer mostrar para os vereadores e para a sociedade em geral a importância da nossa profissão. É fundamental para o Município que esse projeto de lei seja aprovado”, afirma.
 
Bianca Lopes contou sobre a experiência de ter um parto domiciliar acompanhada por uma doula.  “Tem toda a insegurança e a desinformação das pessoas. A doula vem trazer essa segurança para a mulher e, no momento do parto, fazer o acompanhamento emocional e físico, participando ativamente e facilitando todo o processo”, argumenta.
 
No próximo dia 10 de novembro, haverá um evento de encerramento da exposição, organizado pelo Coletivo Materno e pelo vereador Emerson Rong, que contará com palestras a respeito da ocupação doula. O obstetra Jorge Kuhn e a pediatra neonatologista Marcia Dias Zani são os palestrantes convidados. O evento também terá a presença da ADOPS (Associação das Doulas do Estado de São Paulo). O encerramento acontecerá no auditório da Câmara, das 8h30 às 12h.
 
"Queremos expandir esse conhecimento para nossa região. A ideia base é mobilizar a sociedade para que esse Projeto de Lei seja aprovado e para que seja entendida a importância da doula”, finaliza Rong.
 
De acordo com a pesquisa realizada por Klaus e Kennel, publicada em 1993 em “Mothering the Mother”, a presença das doulas no processo do parto reduz em 50% o índice de cesárias e em 25% o tempo do parto. O Ministério da Saúde, por meio da portaria publicada em 28 de maio de 2003, reconhece e incentiva a presença das doulas no parto. No entanto, parte da classe médica é contra, argumentando que a participação da doula pode atrapalhar os procedimentos médicos e de segurança.

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583