Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Padre Francisco Deragil de Souza recebe título de Cidadão Mogiano
12/10/2017 - 20:47:00

Na tarde desta quinta-feira (12), dia de Nossa Senhora Aparecida, o pároco Francisco Deragil de Souza recebeu o diploma de Cidadão Mogiano durante a missa, na paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Roque, no Distrito de Braz Cubas.

Entregue pelas mãos do vereador Antonio Lino (PSD), autor da iniciativa, o título foi motivado pelos relevantes serviços que o padre presta ao Município de Mogi das Cruzes, por meio de diversos programas sociais que beneficiam pessoas necessitadas da cidade.

“É uma grande honra estar aqui para entregar esse título ao padre Francisco, que fez muito por nossa cidade. Em nome do Legislativo agradeço a todos os presentes”, ressaltou Lino.

O deputado estadual Marcos Damásio (PR) falou da importância do título de Cidadão Mogiano e enalteceu os projetos sociais desenvolvidos pelo padre. “O Título de Cidadão Mogiano é uma honraria concedida àquelas pessoas que se destacaram em nosso Município e contribuíram para que Mogi das Cruzes fosse essa grande e importante cidade no Estado de São Paulo e no Brasil. Portanto, na tarde de hoje, estamos concedendo de uma maneira justa esse Título ao padre Francisco Deragil”.

Luiz Carlos Gondim (SD), também deputado estadual, parabenizou o pároco pela honraria. “Padre Francisco, o senhor é merecedor desse título. A sua luta pelos mais humildes e pelas crianças nos orgulha de estarmos aqui aos domingos ouvindo a palavra de Deus”.

O ex-prefeito Marco Bertaiolli (PSD) também esteve presente na cerimônia e fez questão de saudar o homenageado. “Ao outorgar este título de cidadão mogiano ao senhor, que tem dedicado sua vida a ajudar a cidade, a Câmara Municipal nada mais está fazendo do que traduzir o pensamento dessa comunidade, que vê no senhor mais que um irmão, mas um guia espiritual”, ressaltou Bertaiolli.

A comunidade de Braz Cubas foi representada por Vitória Regina, que em seu discurso, lembrou da trajetória religiosa e dos feitos do padre Francisco, a quem chama de pai, conselheiro e amigo. “Até aqui, o padre tem combatido o bom combate, com fidelidade, consciência e amor ao próximo”, afirmou Vitória.

O novo cidadão mogiano e homenageado da noite, agradeceu pela honraria e enalteceu o papel social que os padres desempenham no Brasil. “Gostaria de agradecer ao vereador Antonio Lino por este título. Há no Brasil mais de 22 mil padres e muitos deles têm essa preocupação de ajudar as pessoas mais pobres, pois além da parte espiritual, o padre também tem que se preocupar com as questões sociais. Obrigado pelo reconhecimento do meu sacerdócio”, agradeceu.

Também participaram da cerimônia o vereador Cuco Pereira (PSDB); o diretor espiritual da Casa de Assis, frei Reinaldo; o vigário da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Roque, padre Sérgio e o presidente da APAE de Mogi das Cruzes, João Montes.

Francisco Deragil de Souza nasceu em outubro de 1967 na cidade de Serranos, Minas Gerais. Iniciou sua trajetória na Igreja aos 12 anos, sendo coroinha na Paróquia de sua cidade natal. Aos 14 anos ingressou no Seminário São Camilo da Congregação dos padres Camilianos, no Rio de Janeiro e concluiu a introdução ao sacerdócio na Diocese do Município de Campanha. Deragil foi ordenado padre pelo bispo Dom Paulo Mascarenhas Roxo.

Há 27 anos residindo em Mogi, o pároco Francisco Deragil de Souza se formou em Filosofia no antigo Instituto de Filosofia da Diocese de Mogi das Cruzes e em Teologia pela Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI. Iniciou o sacerdócio na cidade de Salesópolis, passando pelas paróquias de São José, Nossa Senhora dos Remédios e Taiaçupeba. Posteriormente foi designado a assumir a paróquia de Braz Cubas, onde atualmente organiza a Festa do Divino Espírito Santo.

O pároco Francisco Deragil de Souza está à frente de diversos projetos sociais voltado a famílias carentes da região, moradores de rua, desempregados e dependentes químicos. Um dos programas de destaque, dirigido pelo padre, é a Pastoral da Sobriedade, que ajuda alcoólatras que querem largar o vício. 

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583