Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Câmara presta homenagem a entidades pelo Dia Internacional do Idoso
04/10/2017 - 23:13:00

Em sessão solene realizada nesta quarta-feira (04), em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes prestou homenagem a dez entidades e instituições que desenvolvem projetos socioassistenciais voltados à Terceira Idade. Os convidados também puderam prestigiar a apresentação do Coral da UNAI, regido pelo maestro Sérgio Wernec.

O vereador Edson Santos (PSD), presidente da Comissão Permanente de Assistência Social da Câmara e autor da iniciativa, em nome do Poder Legislativo, parabenizou as instituições homenageadas e falou sobre os direitos dos idosos.

“Hoje, 14 anos após o Estatuto do Idoso, temos o grande desafio de fazer com que se cumpram os direitos dos idosos ao lazer, ao esporte, à moradia, à saúde e a ter uma velhice digna.  Sinto-me muito feliz em estar hoje aqui como vereador e poder prestar essa homenagem a tantas entidades que cuidam dos nossos idosos. Em nome da Câmara Municipal, quero parabenizar cada idoso presente, os que não puderam comparecer e às entidades que cuidam dos idosos da nossa cidade. Ainda tem muita coisa a se fazer, mas não podemos deixar de comemora as grandes conquistas que tivemos até agora”, ressaltou Edson.

Representando o Poder Executivo da cidade, o vice-prefeito Juliano Abe enalteceu a iniciativa da Câmara e o trabalho que a Prefeitura realiza para os idosos da cidade. “Fazer esse reconhecimento não é apenas um ato de gratidão, mas uma maneira de demostrar que, na cidade de Mogi das Cruzes, uma das formas que a Prefeitura achou para decentralizar o trabalho da administração pública foi subvencionar entidades sociais”.

O ex-prefeito e atual vice-presidente da Facesp, Marco Aurélio Bertaiolli, também prestou homenagem aos idosos na sessão. “É uma alegria imensa poder está aqui em uma solenidade tão bonita como esta, que homenageia as entidades não governamentais que foram criadas para cuidar das pessoas na Terceira idade. Quero cumprimentar o vereador Edson Santos, que é autor da propositura e todos os vereadores por esta justa homenagem e reconhecimento.

Dra. Vera Lúcia D´antracoli, delegada de polícia titular da Delegacia de Proteção ao Idoso, em seu discurso, falou sobre a violência contra os idosos e sobre a importância da denúncia. “É muito importante que todos saibam que o silencio também é um tipo de omissão. Muitos idosos, que sofrem violência, não fazem a denúncia, com medo ou receio de prejudicar os agressores, mas a violência só vai cessar a partir do momento que a polícia agir”, afirmou.

Juraci Fernandes, presidente do Conselho Municipal do Idoso, representando as entidades homenageadas, agradeceu ao Legislativo pela solenidade e aproveitou a oportunidade para pedir mais políticas públicas voltadas à população idosa do Município. “Essa é uma noite muito feliz, pois temos a oportunidade de homenagear essas entidades que há anos têm trabalhos voltados à população idosa, mas estamos muito atrasados com as políticas públicas voltadas à população da Terceira Idade. O idoso não pode continuar no discurso, ele tem que estar no orçamento. Então peço encarecidamente que se lembrem da população idosa, que necessita muito que essas políticas sejam implantadas imediatamente em nossa cidade”.

Emocionado, o padre Vicente Morlini, presidente do Conselho Curador do Instituto Pro+vida São Sebastião, fez um apelo aos presentes: “diante de tudo que nós vimos e ouvimos, as emoções ficam explosivas. Pessoalmente, eu gostaria de pedir uma coisa: vamos aprender a assumir a nossa idade. É um pensamento genérico, parece teórico, mas é muito importante”, afirmou.

Antes de finalizar a sessão, o presidente do Legislativo, pastor Carlos Evaristo (PSD), agradeceu aos presentes e lembrou das palavras do padre Vicente. “É uma das sessões que mais tive prazer em presidir. Tenho uma mãe idosa e sei o quanto os idosos devem ser valorizados. Quero enaltecer as palavras do padre Vicente, quando ele fala a respeito de valorizar a idade que temos. Padre, tenha certeza que o senhor me incentivou muito hoje”, ressaltou.

Também estiveram presentes os vereadores Cuco Pereira (PSDB) e Emerson Rong (PR); capitão PM Reginaldo Marcio, representando o comandante do 17º Batalhão tenente-coronel PM Ary Kamiyama; pró-reitor de Campus-Sede da UMC, professor Dr. Cláudio José Alves de Brito; professora Marinês Piva, coordenadora da Escola de Governo e gestão; vereador de Guararema, Alcídio Mariano Martins.


Entidades homenageadas:

Ao todo, foram dez homenagens, entregues pela Câmara Municipal, em reconhecimento aos serviços prestados por entidades e instituições que cuidam dos idosos na cidade.

Trata-se da Associação Madre Esperança de Jesus, que administra o Centro Dia do Idoso e atende 120 idosos no Jd. Piatã, em um projeto de convivência e fortalecimento de vínculo.

O Centro de Convivência da Terceira Idade Renascer, que neste mês completou 31 anos de fundação. Dentre as várias atividades oferecidas aos seus sócios, é conhecida pelos tradicionais Bailes da Terceira Idade.

A Universidade Aberta à Integração – UNAI. Anexada à Universidade Braz Cubas, atua na região desde 1997 com o objetivo de renovar e atualizar o conhecimento de seus alunos, adultos acima de 45 anos.

A Casa de São Vicente de Paulo, que acolhe pessoas idosas carentes, oferecendo toda a assistência necessária. A entidade é vinculada à Sociedade de São Vicente de Paulo, que atua em Mogi desde 1916.

Ao Instituto Pró+Vida São Sebastião, que comemora neste ano 40 anos de fundação. Quatro décadas de luta a favor de idosos carentes. A entidade possui abrigos e projetos assistenciais de convivência, dentre outras ações.

A Associação Manuel Maria Estância Renascer, que presta serviço de acolhimento institucional em César de Souza. Fundada em 1999, tem capacidade para abrigar 32 idosos em situação de vulnerabilidade social. 

A Liga Acadêmica de Geriatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes. Formada por estudantes de Medicina, promove várias ações e oferece consultas gratuitas na área de geriatria.

O Clube Náutico Mogiano, que desenvolve o Projeto Fênix, programa de convivência voltado a senhoras, que se reúnem semanalmente no clube para diversas atividades.

A Universidade de Mogi das Cruzes – UMC, que promove o Projeto Social de Inclusão Pelo Esporte e Cultura há 12 anos, atendendo hoje 120 pessoas da Terceira Idade, com atividades semanais gratuitas.

E, por fim, o Conselho Municipal do Idoso de Mogi das Cruzes, órgão que acompanha, supervisiona e avalia a execução da política municipal do idoso, estabelecendo as diretrizes e as metas a serem atingidas.  

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583