Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Jean Lopes lembra “Dia do Índio”
19/04/2017 - 18:00:00

O vereador Jean Lopes (PCdoB) usou a tribuna em sessão ordinária na tarde desta quarta-feira, 19,  para lembrar o “Dia do Índio”, celebrado hoje. “Hoje é Dia do Índio e há deputados querendo acabar com as terras indígenas e suas demarcações. Em Mogi, temos uma cultura indígena, uma tradição, com dialetos e ritos que mantêm viva a sua história”.

Péricles Bauab (PR) falou sobre a presença de estrangeiros em florestas brasileiras. “Há pontos no Amazonas que são reservas indígenas onde brasileiros brancos não podem entrar, mas entram ingleses, americanos. Deve-se respeitar os índios, mas que os brasileiros também tenham seus direitos garantidos”.

O vereador Otto Rezende (PSD) lembrou o “Dia do Exército”. “Os índios foram os primeiros moradores do nosso Brasil. Parabéns pela lembrança, vereador Jean. É também Dia de Santo Expedito, patrono das causas justas. Lembro ainda o Dia do Exército Brasileiro, também comemorado hoje”.

Emerson Rong reclama de app do transporte

O vereador Emerson Rong (PR) disse em sessão ordinária nesta quarta-feira, 19, ter tido dificuldades para usar o recém-lançado “Mogi no Ponto”, software disponibilizado pela Prefeitura no último dia 13 para fornecer informações aos passageiros do transporte coletivo da Cidade.

“Fui hoje de manhã andar de ônibus para verificar as condições do novo aplicativo do transporte. Eu queria saber que horas o coletivo iria passar no Botujuru. Quero entender melhor porque só vi a saída do ônibus do Terminal Central. E eu fiz uma propaganda com os passageiros e sai confuso”, disse Rong.

Caio Cunha (PV) discordou. “Usei o aplicativo e achei ótimo, achei tudo muito claro”.

Péricles Baub (PR) ponderou que pessoas mais velhas podem não conseguir acessar às informações por meio do aplicativo. “Tenho 75 anos e fico imaginando como vai ser para os aposentados. Eu não consigo mexer no computador e em aplicativos”.

Diegão Martins (PMDB) lembrou que é normal haver dificuldades. “De fato a questão é que trata-se de algo novo, precisa de um tutorial bem esclarecedor. Mas precisamos reconhecer o avanço. Quando lançaram o Windows ninguém sabia mexer. Hoje todos sabemos, até crianças de cinco anos. Vamos pedir uma reunião com os responsáveis”.

Protássio Nogueira (PSD) também se manifestou. “Um repórter da TV Diário usou, no dia do lançamento, o aplicativo na Avenida João XXIII. O ônibus apareceu com apenas um minuto de atraso em relação ao que apontava o software”.

Chico Bezerra (PSB) foi outro a apartear. “Os velhos vão explicar o que é o aplicativo. É o seguinte: ninguém vai dizer o horário de todo o percurso. Quem está no ponto, entra no app e vê quando o coletivo vai chegar no ponto onde a pessoa está. O aplicativo não aponta o horário do trajeto inteiro”.

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583