Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Câmara homenageia Coronel Adhemar Rudge
26/06/2014 - 21:30:00

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes entregou, durante sessão solene realizada nesta quinta-feira (26/06/2014), o título de Cidadão Mogiano ao Coronel Adhemar Rudhe, como forma singela do reconhecimento da Casa de Leis face aos relevantes serviços prestados à comunidade mogiana.

“É uma honra muito grande poder prestar esta homenagem, já que o Adhemar possui raiz profunda com a história de Mogi das Cruzes. Além disso, ele sempre colaborou com a Cidade por meio de trabalhos sociais. Portanto, ele é um verdadeiro exemplo a ser seguido”, pontuou o presidente do Legislativo, Protássio Ribeiro Nogueira (PSD).

Já o vereador Carlos Evaristo da Silva (PSD), autor do projeto, destacou que a homenagem é mais do que justa, já que Rudge contribuiu muito com o Município. “Ele é um apaixonado por Mogi das Cruzes, terra de origem dos seus ancestrais. E, assim, construiu também sua vida como grande filantropo, já que contribuiu por vários anos com associações de assistência nesta Cidade, como Asilo São Vicente de Paula, creche Santana, LBA, Instituto Anna de Moura, entre outras. Além disso, em 1964 conseguiu, junto ao Ministério da Saúde, uma ambulância, que doou à Santa Casa de Misericórdia de Mogi”, lembrou.

Já o secretário adjunto de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales lembrou da contribuição do homenageado para a Cidade. “Este título é merecido não somente pela história do coronel como também por tudo o que ele fez pelo Município. Mogi foi privilegiada por receber mais um cidadão mogiano”, apontou.

O homenageado agradeceu pelo título entregue pela Casa de Leis. “É uma alegria muito grande ser o mais novo cidadão mogiano. Sempre acreditei que a formação do cidadão devem começar pelo amor à Cidade e é assim que me sinto em relação a Mogi das Cruzes”, ressaltou.

Também participaram da sessão solene os vereadores Marcos Furlan (PV) e Mauro Araújo (PMDB).

Trajetória

O Coronel Adhemar Rudge é descendente de Gaspar Vaz, bandeirante, grande desbravador e fundador de Mogi das Cruzes. É neto do Capitão Manoel Rudge e filho de Manoel Rudge e Álida Victória Grubba. Nasceu em Santo Amaro, em 25 de outubro de 1926. Casado com Dona Adnéia Rocha, procuradora federal, teve dois filhos, sendo Ademar Rudge Filho e Mara Rudge.

Em 1944, em um período de pleno desenvolvimento da Segunda Grande Guerra, Adhemar Rudge ingressou para o corpo de alunos da Escola Preparatória de Cadete do Exército Brasileiro. Foi um breve período e logo passou à Academia Militar de Agulhas Negras (AMAN).

Como destaque de sua vida militar, Adhemar Rudge foi membro da Força de Emergência das Nações Unidas (UNEF). Depois, ainda como capitão, ele habitava a cidade do Rio de Janeiro, quando foi designado como representante do “Pessoal Civil” pelo Ministro da Justiça Luiz Antonio da Gama e Silva, no Governo Marechal Castelo Branco. Depois, Milton Campos levou Adhemar Rudge ao cargo de Diretor da Polícia Civil, o primeiro da história da instituição.

Em junho de 1969, usufruindo da sua licença prêmio, com alta patente de Coronel, ele, que tinha se graduado engenheiro e administrador de empresas, passou ao cargo de Gerente da Divisão de Segurança Industrial e Transporte da Volkswagem. Nesta função, após vários anos, aposentou-se em novembro de 1991.

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583