Câmara pede celeridade em projetos que protegem trabalhadores da CPTM
08/04/2026
Em sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (8), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou a Moção de Apelo nº 24/2026, de autoria do presidente da Casa, Francimário Vieira Farofa (PL). O documento solicita à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) celeridade na votação dos Projetos de Lei nº 730/2025 e nº 353/2025, que tratam de questões relativas aos trabalhadores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
A moção destaca a importância dos projetos, que visam garantir a absorção da mão de obra da CPTM pelo Metrô de São Paulo e a reabertura de inscrições no Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) para os trabalhadores da CPTM e do Metrô. Segundo o texto, a aprovação célere das propostas constitui medida de justiça social, uma vez que os trabalhadores ferroviários desempenham papel fundamental na mobilidade urbana.
O documento ressalta a profunda ligação histórica de Mogi das Cruzes com o sistema ferroviário, sendo o município reconhecido como um verdadeiro berço ferroviário no Estado de São Paulo. A Mesa Diretiva encaminhará cópias da moção ao presidente da Assembleia Legislativa e aos líderes de bancada dos partidos representados naquela Casa.
“Podem ter certeza de que os trabalhadores terão o nosso apoio, principalmente para esse diálogo com o governo. Todos são concursados e podem ser reaproveitados em outros órgãos do Estado”, afirmou Farofa durante a sessão.
O vereador Iduigues Martins (PT) também declarou apoio aos trabalhadores e criticou a agenda de privatização do Governo do Estado. “A privatização, infelizmente, visa ao lucro e somente ao lucro. Vejam as linhas do metrô que foram privatizadas: hoje o intervalo estava em mais de dez minutos. Todos os dias uma linha tem problema. Além de cair a qualidade para a população, também deixa de lado os trabalhadores e trabalhadoras”, pontuou.
Mais Categorias
- Cidade
- Vereadores
- Prefeitura
- Sessão Ordinária
- Câmara Municipal
- Audiência Pública
- Sessão Solene
Mais sobre vereadores
- PEDRO HIDEKI KOMURA
- OTTO FÁBIO FLORES DE REZENDE
- IDUIGUES FERREIRA MARTINS
- CARLOS LUCAREFSKI
- CLODOALDO APARECIDO DE MORAES
- MARCOS PAULO TAVARES FURLAN
- JOSÉ FRANCIMÁRIO VIEIRA DE MACEDO
- MAURO MITSURO YOKOYAMA
- EDSON DOS SANTOS
- MAURO DE ASSIS MARGARIDO
- FERNANDA MORENO DA SILVA
- RODRIGO FIRMINO ROMÃO
- MARCELO PORFIRIO DA SILVA
- VITOR SHOZO EMORI
- EDUARDO HIROSHI OTA
- JOHNROSS JONES LIMA
- JOSE LUIZ FURTADO
- EDSON ALEXANDRE PEREIRA
- JULIANO MALAQUIAS BOTELHO
- MILTON LINS DA SILVA
- MAURINO JOSÉ DA SILVA
- INÊS PAZ
- OSVALDO ANTONIO DA SILVA
- MARIA LUIZA FERNANDES
- PRISCILA YAMAGAMI KÄHLER
- JOHNNY FERNANDES DA SILVEIRA
Mais #Hashtags
