Padre Jonas recebe título de Cidadão Mogiano
A Câmara - 21/10/2025
A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes realizou, na noite desta terça-feira (21), sessão solene para entrega do título de Cidadão Mogiano ao padre Jonas Cunha da Silva. De autoria do vereador Edson Santos (PSD), a homenagem tem como objetivo reconhecer a atuação do sacerdote na cidade e os relevantes serviços prestados pelo pároco.
Em nome do Legislativo, Edson Santos falou sobre a importância do homenageado para a comunidade local. “O Título de Cidadão Mogiano é a maior honraria que esta Casa presta a uma pessoa. Àqueles que ajudam outras pessoas — e é o que tem acontecido hoje no bairro do Mogi Moderno, na Paróquia Santo Antônio. O padre Jonas é responsável por um grande engajamento na paróquia e por levar as pessoas à igreja. Todas as missas estão lotadas”, afirmou.
“Quem ganha com essa homenagem é a cidade de Mogi das Cruzes com esse novo mogiano tão comprometido com a obra à frente da Paróquia de Santo Antônio”, complementou o presidente da Casa, Francimário Vieira Farofa (PL).
Em seguida, a prefeita Mara Bertaiolli (PL) também valorizou a atuação do padre Jonas na cidade. “Quando uma pessoa recebe o título de Cidadão Mogiano é porque a cidade reconhece o trabalho que ela faz. O trabalho que o padre Jonas realiza em Mogi acontece desde antes de ele estar na Paróquia Santo Antônio. O padre Jonas já celebrou, por exemplo, várias missas no voluntariado do Hospital de Mogi das Cruzes”, pontuou Mara.
O bispo diocesano dom Pedro Luiz Stringhini elogiou a atuação do padre Jonas e falou sobre a importância de ser reconhecido como cidadão. “Ser cidadão tem a ver com cidadania. É um reconhecimento para cada um de nós, mas é também responsabilidade. Então, receber o título evoca essa feliz responsabilidade, de sermos reconhecidos e também corresponsáveis pela vida da cidade.”
A catequista Viviane Caetano, da Paróquia Santo Antônio, usou a tribuna para enaltecer o padre Jonas. “É com grande alegria que nos reunimos aqui para parabenizar o padre Jonas. Quando ele chegou à nossa paróquia, encontrou uma comunidade desmotivada; no entanto, com sua garra, mostrou que a comunidade floresce quando é guiada por uma liderança comprometida”, afirmou.
Por fim, o padre Jonas, mais novo cidadão mogiano, agradeceu pelo reconhecimento e celebrou a homenagem. “Receber o Título de Cidadão Mogiano constitui honra que guardarei com especial estima. Não se trata apenas de uma homenagem, mas de um gesto simbólico de acolhida e reconhecimento. Mogi das Cruzes, que um dia que me recebeu como estudante, agora me adota como filho”.
A solenidade, conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Francimário Vieira Farofa também contou com a participação do mantenedor da Sociedade Educacional Braz Cubas, Dr. Saul Grinberg; da vice-presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes, Celucéia de Souza Campolino Santos; e do colunista do Diário de Suzano, Gil Fuentes.
Jonas Cunha da Silva nasceu na cidade de Suzano, São Paulo, em 15 de agosto de 1993. Filho de João Gualberto Reynaldo da Silva e Maria das Dores Cunha da Silva, ele recebeu seu primeiro sacramento na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Casa Branca.
Ele viveu sua infância e juventude em Itaquaquecetuba, onde concluiu seus estudos básicos. Em 2011, iniciou sua preparação para o sacerdócio ao ingressar no Seminário Diocesano Sagrado Coração de Jesus, dedicando-se à formação para a Diocese de Mogi das Cruzes. Durante seus estudos de Filosofia e Teologia na Faculdade Paulo VI, atuou em diversas paróquias nas cidades de Mogi das Cruzes, Salesópolis, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba.
Em 28 de dezembro de 2019, Jonas Cunha da Silva foi ordenado diácono e designado como secretário do bispado, prestando serviço direto ao bispo diocesano, dom Pedro Luiz Stringhini. Foi ordenado sacerdote em 13 de junho de 2020. Sua primeira missão como presbítero foi apoiar o padre Michel dos Santos na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Itaquaquecetuba.
O padre Jonas concluiu uma pós-graduação em História das Religiões pela Universidade Cruzeiro do Sul. Ainda em 2020, assumiu o papel de assessor diocesano para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso.
Em 13 de dezembro de 2020, foi empossado como o terceiro pároco da Paróquia Santa Helena, em Suzano. Seu trabalho pastoral ficou conhecido especialmente pela Missa por Cura e Libertação, realizada às quartas-feiras. Ele também incentivou a reforma da Igreja Matriz de Santa Helena e estimulou a juventude ao serviço litúrgico.
Entre 2022 e 2023, integrou o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Suzano, representando a Mitra Diocesana.
Em 8 de março de 2024, assumiu a Paróquia Santo Antônio, no bairro Mogi Moderno, em Mogi das Cruzes. Seu trabalho na paróquia tem sido marcado pela renovação espiritual e física da comunidade, reestruturando a paróquia e trazendo novo vigor à vida cristã local.
Atualmente, além de pároco da Paróquia Santo Antônio, o padre Jonas desempenha as funções de notário do Tribunal Eclesiástico Diocesano de Mogi das Cruzes e de assessor diocesano da Pastoral Carcerária. Paralelamente, dedica-se aos estudos acadêmicos na área do Direito, no Centro Universitário Piaget.
Mais Categorias
- A Cidade
- Vereadores
- A Câmara
- Honra ao Mérito
- Prefeitura
Mais sobre vereadores
- PEDRO HIDEKI KOMURA
- OTTO FÁBIO FLORES DE REZENDE
- IDUIGUES FERREIRA MARTINS
- CARLOS LUCAREFSKI
- CLODOALDO APARECIDO DE MORAES
- MARCOS PAULO TAVARES FURLAN
- JOSÉ FRANCIMÁRIO VIEIRA DE MACEDO
- MAURO MITSURO YOKOYAMA
- EDSON DOS SANTOS
- MAURO DE ASSIS MARGARIDO
- FERNANDA MORENO DA SILVA
- RODRIGO FIRMINO ROMÃO
- MARCELO PORFIRIO DA SILVA
- VITOR SHOZO EMORI
- EDUARDO HIROSHI OTA
- JOHNROSS JONES LIMA
- JOSE LUIZ FURTADO
- EDSON ALEXANDRE PEREIRA
- JULIANO MALAQUIAS BOTELHO
- MILTON LINS DA SILVA
- MAURINO JOSÉ DA SILVA
- INÊS PAZ
- OSVALDO ANTONIO DA SILVA
- MARIA LUIZA FERNANDES
- PRISCILA YAMAGAMI KÄHLER
- JOHNNY FERNANDES DA SILVEIRA
Mais #Hashtags