Legislativo aprova “Honra ao Mérito” aos 70 anos da imigração taiwanesa em Mogi
A Câmara - 21/10/2025
Em sessão ordinária nesta terça-feira, 21, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Projeto de Decreto Legislativo nº. 37/2025, que concede título honorífico de “Honra ao Mérito” à Imigração Taiwanesa no Brasil. O tributo é de autoria do vereador Pedro Komura (União Brasil).
A intenção da propositura é ressaltar a importância da comunidade taiwanesa para o desenvolvimento de Mogi das Cruzes e do Brasil. Em 1963, seis famílias taiwanesas chegaram ao Município, onde se tornaram pioneiras no cultivo de cogumelos. São elas:
· Wang Shou-Pau;
· Chen Chen-Chang;
· Chi Ching-Cheng;
· Chuang Yung-Ter;
· Chen Ern-Chin;
· Chen Jong-Ha.
A imigração taiwanesa no Brasil teve início com a trajetória do renomado médico Yang Yu-Chi, ex-diretor do Hospital Cristo de Chan-Hai. Em 1953, ele deixou Taiwan para dar continuidade à sua formação, passando pela Inglaterra e posteriormente pelos Estados Unidos.
De Nova York, Yang Yu-Chi identificou no Brasil um terreno fértil para o trabalho e para a vida, em razão da já consolidada presença de imigrantes japoneses que haviam construído comunidades prósperas.
Ao chegar ao Brasil em 1955, estabeleceu-se em Mogi das Cruzes, adquirindo uma fazenda no bairro de Pindorama. Anos mais tarde, em 1963, por meio de sua Carta Convite, chegaram ao Brasil seis famílias taiwanesas, totalizando 32 pessoas.
Esse grupo desembarcou no Porto de Santos em 10 de outubro daquele ano e, naquela mesma noite, chegou a Pindorama, em Mogi das Cruzes. Embora o local não atendesse plenamente às necessidades, rapidamente adquiriram um terreno no bairro do Botujuru, com a orientação do Sr. Wu Huan Liung, já residente na Cidade.
Essas famílias foram pioneiras na organização comunitária e espiritual, fundando a Igreja Presbiteriana de Formosa de Mogi das Cruzes. São elas: Wang Shou-Pau, Chen Chen-Chang, Chi Ching-Cheng, Chuang Yung-Ter, Chen Ern-Chin e Chen Jong-Há. Inicialmente instalada no Botujuru, a igreja foi transferida para o Mogilar, tornando-se um marco de fé e integração cultural.
Na área econômica, eles iniciaram cultivo de hortaliças, enfrentando desafios logísticos para a comercialização. Para superá-los, solicitaram à Prefeitura de Mogi das Cruzes autorização para montar uma barraca na feira do Largo 1º de Setembro. Posteriormente, a família Chen Ern Chin iniciou o plantio de cogumelo champignon, com grande êxito.
A experiência foi ampliada pelas demais famílias, introduzindo assim no Brasil a produção comercial do alimento, atividade que se tornaria referência em nossa região e no país.
Além disso, as seis famílias citadas foram responsáveis pela fundação da Indústria de Conservas Lucas, instalada em Mogi das Cruzes. “Esses imigrantes contribuíram imensamente para o desenvolvimento econômico e para a diversificação e evolução da produção agrícola em nossa Cidade. Acompanhei a trajetória de muitos deles, que estudaram comigo. Convivi com eles no bairro do Botujuru. A maioria trabalhava na plantação de cogumelos. Por tudo isso, é mais do que justo conceder o título Honorífico de Honra ao Mérito à Imigração Taiwanesa no Brasil, que neste ano de 2025 está completando 70 anos de existência", afirma Komura.
Mais Categorias
- A Cidade
- Vereadores
- A Câmara
- Honra ao Mérito
- Prefeitura
Mais sobre vereadores
- PEDRO HIDEKI KOMURA
- OTTO FÁBIO FLORES DE REZENDE
- IDUIGUES FERREIRA MARTINS
- CARLOS LUCAREFSKI
- CLODOALDO APARECIDO DE MORAES
- MARCOS PAULO TAVARES FURLAN
- JOSÉ FRANCIMÁRIO VIEIRA DE MACEDO
- MAURO MITSURO YOKOYAMA
- EDSON DOS SANTOS
- MAURO DE ASSIS MARGARIDO
- FERNANDA MORENO DA SILVA
- RODRIGO FIRMINO ROMÃO
- MARCELO PORFIRIO DA SILVA
- VITOR SHOZO EMORI
- EDUARDO HIROSHI OTA
- JOHNROSS JONES LIMA
- JOSE LUIZ FURTADO
- EDSON ALEXANDRE PEREIRA
- JULIANO MALAQUIAS BOTELHO
- MILTON LINS DA SILVA
- MAURINO JOSÉ DA SILVA
- INÊS PAZ
- OSVALDO ANTONIO DA SILVA
- MARIA LUIZA FERNANDES
- PRISCILA YAMAGAMI KÄHLER
- JOHNNY FERNANDES DA SILVEIRA
Mais #Hashtags