
Câmara entrega título de “Cidadão Mogiano” ao frei Gabriel Hammberg
A Câmara - 02/05/2024
Em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (2), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes entregou título de “Cidadão Mogiano” ao padre Wilhelmus Joahnnes Hammberg, 86 anos, mais conhecido como “Frei Hammberg” por seus relevantes serviços sociais ao Município. A honraria é uma iniciativa do vereador Johnross (PRD) e obedece ao Decreto Legislativo nº 208/2024.
Os trabalhos legislativos foram conduzidos pelo autor da homenagem, com o vereador Policial Maurino (Pode) na primeira secretaria.
Participaram da solenidade o secretário Municipal de Finanças, Ricardo Abílio, — representando o prefeito de Mogi, Caio Cunha (Pode) —, o assessor parlamentar Expedito Tobias — representando o deputado estadual Marcos Damásio (PL) —, o padre Marcos Sulivan Vieira, pároco da Paróquia de São Benedito — representando o bispo diocesano de Mogi, dom Pedro Luiz Stringhini—, os religiosos da Paróquia Nossa Senhora do Carmo frei Jerry de Sousa Fonseca — pároco —, frei Thiago Oliveira Cruz e frei Rômulo Davi da Silva, além do próprio homenageado.
Haamberg chegou a Mogi das Cruzes em 1965, com objetivo de ser formador de noviços. O religioso ministrou aulas de Filosofia, Sociologia e Psicologia na rede estadual de ensino de Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Poá, entre os anos de 1971 e 1998.
No campo do voluntariado, o clérigo se dedicou à Fundação da obra Social da Casa Santa Teresinha, em Taiaçupeba, onde pessoas em condições de vulnerabilidade social e econômica — incluindo alcoolismo e dependência química — são acolhidas.
Por meio dessa instituição, o religioso ajudou centenas de pessoas a superar os males dos vícios, contribuindo para a reintegração delas junto à família, ao mercado de trabalho e à sociedade.
Ele é ainda um dos fundadores do grupo de distribuição de sopa na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, especialmente às pessoas em situação de rua.
O vereador Johnross, autor da homenagem, explicou os motivos que o inspiraram a conceder a mais alta honraria da Casa de Leis mogiana ao padre Hammberg. “O frei Hammberg tem uma inspiradora história de muita dedicação, empatia, solidariedade, fraternidade e ação em favor das pessoas mais necessitadas. É uma noite de muita alegria. Não é só pela entrega do título, mas pela oportunidade de agradecer e reconhecer a trajetória do frei Gabriel. Centenas de pessoas tiveram suas vidas transformadas na Capela Santo Ângelo”, afirmou o parlamentar.
Em seguida, falou o pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, frei Fonseca. “É justo reconhecer quem se doou para a comunidade por mais de cinco décadas. Ele atuou arduamente a favor da fé e da evangelização. Frei Gabriel é a prova do quanto uma vida pode ser fecunda”.
Expedito Tobias discursou em nome do deputado estadual Marcos Damásio (PL). “Temos muito a agradecer pelo trabalho que o senhor faz na comunidade. Quando eu tinha dez anos, eu já assistia às missas do frei Fonseca e quando ele dizia “Viva Santo Ângelo”. Hoje tenho 60 anos. Também convido a todos para nos dias 4 e 5 participarem da Festa de Santo Ângelo”.
Marcos Sulivan Vieira foi mais um a prestar reconhecimento ao frei Haamberg. “Tenho orgulho de ter o frei Gabriel como um vizinho. Foi toda uma vida doada à Diocese de Mogi das Cruzes. Sua vida repercute nas ruas da nossa Cidade. Nosso bispo me encarregou de agradecê-lo por tudo, por toda a dedicação. Também agradeço ao vereador John”.
Ricardo Abílio, por sua vez, falou em nome do prefeito. “É um momento abençoado. Alguém que veio de tão longe e realizou um trabalho pastoral maravilhoso. O prefeito Caio Cunha gosta de colocar que o melhor de ser prefeito e poder entrar em contato com o melhor da nossa Cidade. Nesse contexto, agradeço a oportunidade de estar aqui, testemunhando essa linda homenagem ao frei Gabriel”.
Por fim, discursou o próprio homenageado. “É uma satisfação muito grande o reconhecimento do poder público ao bem que a Igreja faz pela Cidade. Não sou só eu. Muitos irmãos nos ajudam nessa tarefa. Temos o compromisso de construir um mundo mais fraterno, no qual a gente possa realmente escutar o que diz o Espírito Santo”.
Biografia
Natural de Tilligte, na Holanda, o homenageado nasceu em uma aldeia composta por aproximadamente 100 famílias. Em sua juventude, ele conviveu com quatro missionários sacerdotes que atuaram em vários continentes. Essa experiência despertou o desejo em Hammberg em se tornar um missionário carmelita.
Assim, ele adotou como propósito levar o Evangelho de Jesus aos povos mais distantes e participar de movimentos para construção da justiça e da paz.
O sacerdote formou-se em Filosofia no Seminário dos Freis Carmelitas (São Paulo, 1956 a 1959), com complementação filosófica em 1966. Além disso, ele se graduou em Teologia no Seminário dos Freis Carmelitas (São Paulo, 1961 a 1964).
Mais Categorias
- A Cidade
- Vereadores
- A Câmara
- Honra ao Mérito
- Prefeitura
Mais sobre vereadores
- PEDRO HIDEKI KOMURA
- OTTO FÁBIO FLORES DE REZENDE
- IDUIGUES FERREIRA MARTINS
- CARLOS LUCAREFSKI
- CLODOALDO APARECIDO DE MORAES
- MARCOS PAULO TAVARES FURLAN
- JOSÉ FRANCIMÁRIO VIEIRA DE MACEDO
- MAURO MITSURO YOKOYAMA
- EDSON DOS SANTOS
- MAURO DE ASSIS MARGARIDO
- FERNANDA MORENO DA SILVA
- RODRIGO FIRMINO ROMÃO
- MARCELO PORFIRIO DA SILVA
- VITOR SHOZO EMORI
- EDUARDO HIROSHI OTA
- JOHNROSS JONES LIMA
- JOSE LUIZ FURTADO
- EDSON ALEXANDRE PEREIRA
- JULIANO MALAQUIAS BOTELHO
- MILTON LINS DA SILVA
- MAURINO JOSÉ DA SILVA
- INÊS PAZ
- OSVALDO ANTONIO DA SILVA
- MARIA LUIZA FERNANDES
- PRISCILA YAMAGAMI KÄHLER
- JOHNNY FERNANDES DA SILVEIRA
Mais #Hashtags