
Câmara entrega título de “Cidadão Mogiano” ao empresário Kuniaki Akita
A Câmara - 11/04/2024
Em sessão solene na noite desta quinta-feira (11), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes entregou o título de “Cidadão Mogiano” ao empresário e barbeiro Kuniaki Akita. Iniciativa do vereador Pedro Komura (União Brasil), a homenagem obedece ao Decreto Legislativo n° 201/2024.
Os trabalhos parlamentares foram conduzidos pelo vereador Policial Maurino (Pode) na presidência da sessão solene, com o vereador e autor da homenagem — Komura — na primeira secretaria.
Compuseram a mesa diretiva o diretor de Competitividade e Inovação da Prefeitura, Fábio Castilho, — representando o prefeito Caio Cunha (Pode) —, Expedito Tobias, — representando o deputado estadual Marcos Damásio (PL)—, Bento Fuji, presidente da Associação Centro Cultural de Mogi das Cruzes/Nikkai, o advogado Makoto Endo, amigo do homenageado, João Gabriel Yamawaki, empresário e amigo de Akita, e Tsutomu Akita, filho do barbeiro.
“Por mais de quatro décadas, o senhor Akita tem sido uma figura icônica em Mogi das Cruzes, não apenas como um habilidoso barbeiro, mas como um verdadeiro pilar da comunidade. Sua barbearia não é apenas um local para se cortar o cabelo, mas um ponto de encontro para a comunidade japonesa, um espaço onde histórias são compartilhadas, amizades são forjadas e conselhos sábios são transmitidos”, afirma Komura, idealizador da homenagem.
Tsutomu Akita, filho do barbeiro, falou sobre a importância da honraria. “Hoje é uma noite especial para nossa família. Meu pai se dedicou a vida toda por esta Cidade, fazendo centenas de trabalhos voluntários. A vida dele daria um livro de tantas aventuras, a começar pela imigração. Ele é um exemplo de dedicação e perseverança. Estamos muito orgulhosos e agradecidos por essa homenagem”.
Makoto Endo falou sobre o amigo e homenageado da noite. “Estou muito honrado em participar desta sessão. Agradeço ao vereador Komura pela indicação. O senhor Akita está muito feliz com essa homenagem. É uma recompensa por sua labuta diária e por sua contribuição à comunidade nipo-brasileira”.
João Gabriel Yamawaki, outro amigo de Akita, também fez questão de se manifestar. “Ao ter sido informado desta homenagem, eu voltei no tempo, para 1995, quando conheci o salão do Akita na Rua Ipiranga. Eu ia com meu avô quando tinha 16 anos. Passei a ir com frequência. Meu avô se sentia seguro e acolhido no salão Akita”.
Expedito Tobias foi mais um a elogiar o mais novo mogiano. “Muito obrigado por toda a sua dedicação à nossa Cidade”.
Fábio Castilho também prestou reconhecimento. “Akita semeia muito em nossa Cidade: no campo esportivo, cultural, do empreendedorismo e do voluntariado. Trago, sim, um abraço carinhoso do prefeito ao senhor Akita e a toda a sua família”.
Por fim, o próprio homenageado discursou em japonês, contando com a ajuda de Makoto Endo para a tradução. “Estou em Mogi há 54 anos e, nesse tempo, conheci muito o povo da Cidade, o que me desperta muita gratidão. No final do ano passado, festejei meus 50 anos de casamento, recebendo muitos presentes. Me sinto enormemente agradecido por este título. Na volta para suas casas, tomem cuidado e sejam felizes”.
O evento contou ainda com apresentações musicais da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes.
Biografia
Nascido no Japão, Akita é casado com Elza Inomata, com quem teve três filhos: Érica Akita, Sérgio Shigueru Akita e Tsutomu Akita. O homenageado é ainda avô de seis netos: Lisa, Léo, Guilherme, Felipe, Vitor e Caio.
Com apenas 13 anos, Akita iniciou o trabalho como barbeiro no Paraguai em maio de 1958. Em julho de 1970, o homenageado passou a atuar na barbearia do senhor Seki, que funcionava na Rua José Bonifácio, no Centro.
Em 1972, Akita abriu seu primeiro salão de barbearia na Cidade, na Rua Barão de Jaceguai, também na região central.
Com dedicação e muito talento, Akita chegou a manter oito franquias na Cidade, empregando 30 trabalhadores.
Atualmente, a marca conta com quatro unidades e emprega oito profissionais.
Apaixonado por golfe, o empresário e imigrante japonês foi também presidente da Associação Centro Cultural Esportiva de Mogi das Cruzes entre os anos 2000 e 2005.
Além disso, ele participou ativamente da diretoria da Associação Cultural Bunkyo de Mogi das Cruzes. Em 1990, por exemplo, o profissional foi o responsável pelo time de baseball do Bunkyo. Nessa época, o barbeiro chegou a realizar viagens internacionais a fim de acompanhar os atletas em torneios.
Akita também é conhecido em território mogiano por realizar ações sociais. Entre seus trabalhos como voluntário está o corte de cabelo gratuito para os alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Mogi das Cruzes.
Aos 80 anos, Akita ainda atua como barbeiro até hoje, sendo que atende no número 322 da Rua Ipiranga, na área central de Mogi.
Mais Categorias
- A Cidade
- Vereadores
- A Câmara
- Honra ao Mérito
- Prefeitura
Mais sobre vereadores
- PEDRO HIDEKI KOMURA
- OTTO FÁBIO FLORES DE REZENDE
- IDUIGUES FERREIRA MARTINS
- CARLOS LUCAREFSKI
- CLODOALDO APARECIDO DE MORAES
- MARCOS PAULO TAVARES FURLAN
- JOSÉ FRANCIMÁRIO VIEIRA DE MACEDO
- MAURO MITSURO YOKOYAMA
- EDSON DOS SANTOS
- MAURO DE ASSIS MARGARIDO
- FERNANDA MORENO DA SILVA
- RODRIGO FIRMINO ROMÃO
- MARCELO PORFIRIO DA SILVA
- VITOR SHOZO EMORI
- EDUARDO HIROSHI OTA
- JOHNROSS JONES LIMA
- JOSE LUIZ FURTADO
- EDSON ALEXANDRE PEREIRA
- JULIANO MALAQUIAS BOTELHO
- MILTON LINS DA SILVA
- MAURINO JOSÉ DA SILVA
- INÊS PAZ
- OSVALDO ANTONIO DA SILVA
- MARIA LUIZA FERNANDES
- PRISCILA YAMAGAMI KÄHLER
- JOHNNY FERNANDES DA SILVEIRA
Mais #Hashtags