Câmara concede “Votos de Aplausos” ao 1° Seminário de Anemia Falciforme
A Câmara - 29/11/2023
O Legislativo mogiano aprovou, em sessão ordinária nesta quarta-feira, 29, a Moção n° 175/2023, que concede “Votos de Aplausos e Congratulações” ao 1° Seminário de Anemia Falciforme, realizado no último dia 24 de novembro, no auditório Tufi Elias Andery, na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes. A homenagem legislativa é uma iniciativa da vereadora Inês Paz (PSOL).
O evento foi organizado por diversos movimentos e entidades como Compir (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial), Aprofe (Associação Pró-falcêmicos), pastoral Afro, Fórum Mogiano LGBT+, Coletivo Pretas de Mogi, Coletivo Diversidade Alto Tietê, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento “Negro Sim!”, Coletivo Milton Santos e subsedes de Mogi e Suzano da Apeoesp (Sindicado dos Professores do Estado de São Paulo).
Inês Paz disse que o Seminário, além de esclarecer sobre a enfermidade, também reuniu reivindicações de pacientes e familiares. “Os movimentos estão muito envolvidos com a causa. A anemia falciforme não é muito divulgada. Os movimentos elaboraram uma carta-compromisso, que pleiteia que Mogi das Cruzes seja inscrita na Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, projeto do SUS [Sistema Único de Saúde]. Até hoje, faltam orientações e explicações sobre a doença”.
Iduigues Martins (PT) recordou a invisibilidade da doença, que acomete a negros na maioria dos casos. “A anemia falciforme atinge, em grande parte dos atingidos, as pessoas negras, mas não apenas elas. Muitas vezes, esse público é invisível aos olhos do poder público e de parte da sociedade, até por conta do racismo estrutural. Precisamos envolver as políticas públicas de saúde. É um tema da maior relevância”.
O vereador Edinho (MDB) também se manifestou sobre o assunto. “Já conversamos com o secretário de Saúde [William Harada], pedindo a ampliação da divulgação sobre a doença por parte da Prefeitura. Por mais que haja dificuldades, fico feliz de ver tamanha mobilização em torno do Seminário”.
Marcaram presença na sessão desta tarde para acompanhar a apreciação da Moção n° 175/2023 Marielle Yukie Udo, presidente do Compir, Janes Rodrigues, vice-presidente do Conselho, Marlene Lopes, da Pastoral Afro, Gustavo Don, conselheiro municipal de Saúde e integrante do movimento LGBT+ na Cidade, Cosme Nascimento, presidente do movimento “Negro, sim!” e Yanca Viana, do Instituto de Medicina Humanitária.
Mais Categorias
- A Cidade
- Vereadores
- A Câmara
- Honra ao Mérito
- Prefeitura
Mais sobre vereadores
- PEDRO HIDEKI KOMURA
- OTTO FÁBIO FLORES DE REZENDE
- IDUIGUES FERREIRA MARTINS
- CARLOS LUCAREFSKI
- CLODOALDO APARECIDO DE MORAES
- MARCOS PAULO TAVARES FURLAN
- JOSÉ FRANCIMÁRIO VIEIRA DE MACEDO
- MAURO MITSURO YOKOYAMA
- EDSON DOS SANTOS
- MAURO DE ASSIS MARGARIDO
- FERNANDA MORENO DA SILVA
- MARCELO PORFIRIO DA SILVA
- VITOR SHOZO EMORI
- EDUARDO HIROSHI OTA
- JOHNROSS JONES LIMA
- JOSE LUIZ FURTADO
- EDSON ALEXANDRE PEREIRA
- JULIANO MALAQUIAS BOTELHO
- MILTON LINS DA SILVA
- MAURINO JOSÉ DA SILVA
- INÊS PAZ
- OSVALDO ANTONIO DA SILVA
- MARIA LUIZA FERNANDES
Mais #Hashtags